O edital do concurso público do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN) deve ser lançado até janeiro. A informação foi confirmada pela governadora Fátima Bezerra (PT) nesta quinta-feira (8) através de suas redes sociais.
A chefe do executivo assinou termo de autorização para a realização do concurso. O anúncio também detalhou a quantidade de vagas reservadas para cada uma das três funções: serão 113 vagas para Analista Ambiental, 27 para Analista Administrativo e 40 para Fiscal Ambiental.
“Estamos tendo a oportunidade de realizar um sonho de gerações. O Idema tem quatro décadas de grandes serviços prestados ao RN”, afirmou a governadora.
Este será o primeiro concurso público do Idema desde sua criação, em 1974. Os cargos efetivos disponibilizados no certame foram criados em lei sancionada no mês de abril.
Contudo, por estar acima do limite de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, o Ministério Público emitiu uma recomendação para que o governo não realizasse concursos públicos.
A situação foi solucionada após o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE) homologar um acordo que autorizava a realização do certame. Atualmente, os processos de licenciamento ambiental são realizados por bolsistas de pesquisa.