EDUCAÇÃO À PRIMEIRA VISTA – Alfredo Bertini

EDUCAÇÃO À PRIMEIRA VISTA –

O título deste texto é a melhor tradução do relatório “Education at Glance” de 2019, produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a mesma que desenvolve e coordena o famoso “Pisa”, a melhor referência que há no mundo sobre o padrão de qualidade do ensino.

Faço uso dessa expressão por outro fim, muito embora haja uma simbiose temática entre essa referência e o objeto do meu comentário. Este – e não poderia ser diferente – trata do alívio ou distensionanento que decorreu do primeiro passo dado em favor da ampliação e permanência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (FUNDEB).

Sobretudo como economista, tenho falado e escrito sobre a importância da Educação para o desenvolvimento econômico. A excelência do capital humano, infelizmente, é algo ainda intangível neste País, que sob vários aspectos de abordages técnicas abalizadas, têm tratado a Educação como uma “prioridade de fachada”. Governos e suas ideologias se alternam no poder, mas a falta de uma visão de Estado (que se sobreponha às gestões eleitoreiras) e os resultados pífios verificados nos modelos gerais de avaliações traduzem bem o nível de descompromisso.

Assim, à primeira vista, a conquista recente do FUNDEB, apesar desse “cabo de guerra” político, deve-se em larga medida à pressão da própria sociedade. Louve-se todo esforço inicial da Câmara dos Deputados (o que se espera agora do Senado), mesmo diante das hesitações comuns ao exercício dialético do Governo. No entanto, sem que os especialistas e interessados diretos exercessem suas pressões (inclusive, no alerta dos prazos), correu-se um sério risco de se assistir a um caos no ensino público em 2021. Isso sem falar de todos os efeitos deletérios já consumados pela pandemia em curso.

Enfim, é preciso um esforço conjunto da sociedade, que atue como uma espécie de obsessão civil em favor da Educação e a transforme numa prioridade de verdade. E que daí haja uma preocupação plena na formação cidadã e científica, capaz de salvar essa geração que agora chega ao ensino básico.

À primeira vista, vamos todos acreditar.

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Alfredo Bertini – Economista, professor e pesquisador. Ex-Presidente da Fundação Joaquim Nabuco

 

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
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