ELEIÇÕES –

Mais uma eleição e a sensação se repete: cansaço! Não! Não fui mesária, nem trabalhei apoiando partidos ou candidatos. Cansei de tudo que vi e ouvi nos últimos meses. Mais uma vez!

Verdade. Mais uma vez vi e ouvi coisas tão absurdas que me questiono o que aprendemos com a vida. Será que aprendemos alguma coisa? Será que a pandemia nos ensinou solidariedade, respeito, afeto e compaixão? Suspeito que não…

A democracia é linda. Temos direito a um voto cada um de nós e me orgulho de minhas decisões. E não estou falando das decisões digitadas na urna, neste último domingo ou em períodos anteriores. Falo da decisão pelo silêncio, por compreender que a minha escolha só pertence a mim e deve ser carregada de consciência e respeito por tudo que penso e sou. Consegui me silenciar. E não foi fácil!

Lamento pela campanha suja. Suja por agressões física e verbal. Suja por não se ater àquilo que seu candidato propôs, mas sim, a divulgação de falsas verdades e o intuito primário de denegrir o outro.
Suja por ainda existir compra de votos. Votos trocados por cestas básicas, sacos de cimento, próteses dentárias ou óculos de grau. Voto Comprado!

Se alguém compra, alguém vende.

Mas, não é só na pobreza que se encontra o comércio de votos.
Encontra-se também naquele cargo comissionado que não se quer perder. Encontra-se naquela licitação que será facilitada.

Corrupção. A corrupção existe em todas as classes sociais, pois, parece ser verdade, todos temos um preço. Será que todos? Ainda não sei responder…

Então, quando dizem que a campanha foi suja, penso se já houve alguma diferente.

Fiquei uma hora na fila para votar. Fui de branco, com medo dos extremistas. Eles existem em ambos os lados. Fui de branco e voltei em luto. Porque entendi que a democracia que sonhei para mim e nossos filhos nunca existiu. Enquanto houver preço para um voto e todos pagarmos por isso, não existe democracia. Apenas a hipocrisia de acharmos que podemos agredir ao próximo porque não pensa como nós…

 

 

 

Bárbara Seabra – Cirurgiã-dentista, Professora universitária e Escritora

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *