O Hospital São Luiz em Mossoró, na região Oeste, desativou na manhã dessa quinta-feira (1º), 10 leitos de UTI Covid e 5 leitos clínicos. A redução na taxa de ocupação motivou a desativação dos leitos. O hospital que contava com 65 vagas, sendo 40 de UTI e 25 leitos clínicos, passa a contar com 50 leitos no total.
No mês de abril a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró, Apamim, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Governo do Estado, Prefeitura de Mossoró, Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho e Justiça Federal para a instalação dos leitos de forma emergencial.
Uma análise feita conjuntamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Prefeitura de Mossoró, Apamim e Ministério Público (MP), levou em consideração a taxa de ocupação dos leitos da unidade, que vem diminuindo nos últimos meses.
As partes assinaram um aditivo ao TAC autorizando a redução de 65 para 50 leitos. A partir de agora o Hospital passa a contar com 30 leitos de UTI e 20 leitos clínicos, todos voltados para o tratamento de pacientes com a Covid-19.
Desde que começou a funcionar no mês de maio, o hospital já atendeu cerca de 700 pacientes de Mossoró e região com o novo coronavírus. Segundo a direção da unidade, na manhã desta quinta-feira (1º), 11 pacientes estavam internados nos leitos de UTI, a maioria deles, vindos da zona rural.
Fonte: G1RN