A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgou nessa quinta-feira (14) a análise das condições climáticas durante a primeira quinzena do maio deste ano. Os dados apurados pela gerência de Meteorologia do órgão indicam a diminuição dos índices de chuva no estado durante o período.
Segundo a Emparn, as análises atmosféricas e o monitoramento pluviométrico mostram que a presença do Fenômeno El Niño tem atrapalhado a ocorrência de chuvas em praticamente todo o Estado durante os últimos 14 dias, com registros de menos da metade das chuvas previstas para o período. O mês, de acordo com o órgão, é considerado o último do período chuvoso na região.
Ainda de acordo com a Emparn, entre 1º de janeiro e 13 de maio os índices pluviométricos no RN ficaram entre 300 e 400 milímetros. No litoral Leste, na região do município de Angicos e no Alto Oeste do estado estes números passaram dos 500 milímetros. Já nas regiões Agreste, no litoral Nordeste e na região Seridó, as chuvas não ultrapassaram sequer a média estadual.
Já para a próxima semana, a Emparn afirma que o quadro de poucas chuvas deve se reverter, com valores próximos dos 100 milímetros na faixa litorânea leste do RN. No interior também devem ocorrer chuvas, porém, em menores quantidades.