Chuvas foram abaixo do esperado na primeira quinzena de maio, aponta a Emparn

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgou nessa quinta-feira (14) a análise das condições climáticas durante a primeira quinzena do maio deste ano. Os dados apurados pela gerência de Meteorologia do órgão indicam a diminuição dos índices de chuva no estado durante o período.

Segundo a Emparn, as análises atmosféricas e o monitoramento pluviométrico mostram que a presença do Fenômeno El Niño tem atrapalhado a ocorrência de chuvas em praticamente todo o Estado durante os últimos 14 dias, com registros de menos da metade das chuvas previstas para o período. O mês, de acordo com o órgão, é considerado o último do período chuvoso na região.

Ainda de acordo com a Emparn, entre 1º de janeiro e 13 de maio os índices pluviométricos no RN ficaram entre 300 e 400 milímetros. No litoral Leste, na região do município de Angicos e no Alto Oeste do estado estes números passaram dos 500 milímetros. Já nas regiões Agreste, no litoral Nordeste e na região Seridó, as chuvas não ultrapassaram sequer a média estadual.

Já para a próxima semana, a Emparn afirma que o quadro de poucas chuvas deve se reverter, com valores próximos dos 100 milímetros na faixa litorânea leste do RN. No interior também devem ocorrer chuvas, porém, em menores quantidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *