EMPODERAMENTO MASCULINO –
Lá estou eu, indo para a faculdade, quando passo por três homens fazendo sua caminhada matinal. Todos sem camisa, barriguinhas de fora, bermudas combinando com os bonés. Mais à frente, outro homem com o mesmo “modelito”: bermuda e boné. E outro… E outros…
Na mesma hora meus pensamentos começam a rodopiar em minha mente procurando a possibilidade, mesmo que remota, de haver acontecido a entrega de um memorando para todos os homens da cidade, impedindo-os de usar camisetas ao se disporem a fazer exercícios físicos em público. Não havia outra explicação! Ao menos, para mim. O que mais poderia ter acontecido para que TODOS pelos quais passei não usassem camisa, camiseta, top, seja lá o que for que tivessem disponível para cobrir seus mamilos? Uma combinação inusitada? Uma determinação deste grupo em expor suas barriguinhas, fossem elas tanquinho (não vi nenhuma), roliças, exuberantes (vi algumas) ou apenas aquelas que cobrem o elástico do short?
Gargalhava sozinha diante do meu pensamento. Que sensação fantástica deve ser essa! Eles não se sentiam julgados! Não sentiam o peso da sociedade exigindo uma barriga zero! Não sentiam a obrigatoriedade em estar dentro de um padrão slim! Eles simplesmente aceitavam seus corpos e se permitiam andar assim, conversando, correndo, caminhando, olhando para o céu, suando, desconectados com o mundo exterior e refletindo internamente sobre suas angústias, suas contas, seus problemas familiares, sua programação para o resto do dia… Qualquer coisa passava pelas cabeças destes homens! Qualquer coisa, menos uma: não preciso estar dentro de padrões estéticos exigidos pela sociedade!
E isso, para mim, é um verdadeiro empoderamento.
O empoderamento masculino…
Bárbara Seabra – Cirurgiã-dentista, Autora de “O diário de uma gordinha” e Escritora