Natal tem um novo compromisso marcado com nomes renomados da literatura nacional em novembro deste ano, quando a Prefeitura voltará a realizar o Encontro Natalense de Escritores (ENE). Em uma reunião no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (12), o prefeito Carlos Eduardo confirmou os primeiros nomes do evento: os escritores Eucanaã Ferraz, Tatiana Salem Levy, João Paulo Cuenca e Rubens Figueiredo.

 Os quatro escritores aceitaram de pronto e mostraram-se entusiasmados com o convite do prefeito de Natal, apresentado na reunião desta terça, da qual também participaram o secretário-chefe do Gabinete Civil do Município, Sávio Hackradt, e o diretor-presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão. Eucanaã Ferraz, Tatiana Salem Levy, João Paulo Cuenca e Rubens Figueiredo elogiaram em uníssono a iniciativa e o fato do próprio prefeito liderar as articulações para a organização do ENE, assim como a proposta dele de adotar políticas de incentivo à cultura.

 Dos quatro primeiros participantes confirmados, Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca terão uma participação mais extensa no ENE 2013. Eles virão a Natal duas semanas antes da programação oficial para uma residência literária, durante a qual produzirão textos exclusivos para o evento. Ambos repetirão na capital potiguar a atuação que tiveram em outras residências literárias, inclusive em feiras internacionais promovidas em Portugal, Alemanha, México e Colômbia.

 O Encontro Natalense de Escritores é um dos principais pontos do Natal em Natal, programação cultural composta por eventos que se sucedem ao longo de três meses, entre novembro de um ano e o Carnaval do ano seguinte. Pela aceitação da população e da própria classe artística, o Natal em Natal ficou marcado na gestão anterior de Carlos Eduardo como uma destacada ação da política cultural do Município.

 “Junto com o Natal em Natal, estamos resgatando o ENE, que representa a literatura e, portanto, uma importante manifestação cultural. Também faremos esse resgate em relação aos outros eventos que integram o Natal em Natal”, destaca o prefeito, confirmando também a realização dos festivais de Cinema, de Música, de Dança, Audiovisual e de Prosa e Poesia, bem como o Auto de Natal.

 Carlos Eduardo está aproveitando sua passagem pelo Rio de Janeiro para fazer convites a outros representantes da classe artístico-cultural e reforçar estes eventos. Ainda nesta terça-feira, por exemplo, ele estará com o cantor pernambucano Alceu Valença, a quem convidará para o Festival da Música, previsto para acontecer em dezembro.

 Nesta quarta, também no Rio de Janeiro, o prefeito terá uma nova reunião sobre o ENE, desta vez com o escritor Zuenir Ventura. Autor de “1968 — O Ano que Não Terminou”, Ventura é entusiasta e uma espécie de participante cativo do Encontro Natalense de Escritores, já tendo participado de outras edições do evento. Ele será novamente convidado e também deve estar nesta edição de retomada do ENE.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *