ENQUANTO ISSO NÃO PASSA –
Em quase toda religião, seita, doutrina e afins se fala em mudança, revolução, renovação e apocalipse. O mundo caminha para uma nova era, onde, dentre tudo que será novo, será também nossa consciência, nossa forma de ver os acontecimentos, de reagir a eles.
Como nada, em nenhum plano, se alcança em um piscar de olhos, tudo acontece lentamente. O joio e o trigo se separam quando um sufoca o outro (sim, a natureza parece cruel, mas é a sua maneira de mostrar a força e a tenacidade de seus elementos), e a cada renascer a semente vem mais forte e preparada para as intempéries.
Como nada acontece em um piscar de olhos, peço aos irmãos que não pisquem. Que fiquem atentos. Que se burilem. Pois não é apenas o Brasil que Temer. Michel e a polícia lutam e gritam: ai, se eu te pego.
Os grandes vilões não são apenas os futuros ou pretensos esquadrões de extermínio, nem mesmo os tão mal afamados Direitos Humanos – que alguns aclamam que deveriam ser Direitos Humanos para Humanos Direitos.
Os vilões, na terra tão bem construída de cenários fictícios de Avilã, são seu próprio povo. Que luta por dignidade, justiça e correição, quando eles mesmos infligem indignidades aos próximos, injustiças diárias e “corrupções limpas” que visam discriminar pessoas pela sua forma de vida, pelas “furadas de fila” e grandiosamente pelas espertezas praticadas dia a dia contra os direitos de todos.
Se cada um amarrar o próprio cadarço, ensinar e praticar o que é certo e justo, sempre, sem cessar, as mudanças ocorrerão ainda mais rápido e sempre para melhor. Porém, se a grande meta de cada um é falar contra as administrações, é esbravejar aos ventos sobre os defeitos alheios, sem antes tentar corrigir-se, incorreremos num erro descrito no mais antigo livro existente! E longe de mim tentar “converter” alguém a alguma coisa, mas, historicamente falando, a bíblia diz: “Por que vês tu, pois, o argueiro no olho do teu irmão, e não vês a trave no teu olho? Ou como dizes a teu irmão: Deixa-me tirar-te do teu olho o argueiro, quando tens no teu uma trave? … tira primeiro a trave do teu olho, e então verás como hás de tirar o argueiro do olho de teu irmão. ” (Mateus, VII: 3-5)
E ainda com essa lição em mente, lembro de Mahatma Gandhi, que tanto nos ensinou e disse certa vez: Seja a mudança que você quer ver no mundo. Ou citando “apenas alguém normal”, como a eterna princesa Diana, “o maior problema do mundo atual é a intolerância. Todos são tão intolerantes uns com os outros”.
De tudo isso, o que eu gostaria de deixar registrado é que fazer a nossa parte é essencial em qualquer circunstância, e apenas falar a respeito ajuda, mas só agindo poderemos ser capazes de solucionar a questão.
Desejo que possamos nos acalmar para levar ao mundo a nossa paz!
Ana Luiza Rabelo, advogada ([email protected])