As aulas de português em uma escola de Natal estão mais interativas e os alunos não demoram em dizer o motivo. É que agora o conteúdo e as opiniões manifestadas não se limitam às paredes da sala de aula. Tudo é transformado em podcast, em programa de rádio gravado que pode ser escutado por eles e outras pessoas quando bem entenderem.
“É uma grande oportunidade de diálogo e de troca de conhecimentos, que fortalece a nossa capacidade de argumentação”, avalia Pedro Sérgio de Macedo, aluno do 2º ano do Ensino Médio do Complexo Educacional Contemporâneo.
A transformação de aulas e trabalhos de casa em podcast é democrática. Os estudantes selecionam os temas a partir de livros, filmes, séries ou mesmo assuntos que estejam em pauta. A pré-produção contempla vasta pesquisa e é possível incluir convidados.
O professor de gramática e interpretação de texto Luís Reis destaca que o projeto pioneiro permite o consumo da matéria durante a realização de outras atividades e o pleno exercício do protagonismo. Para ele, trata-se de um novo meio de se lecionar, que mostra o quanto a educação pode inovar em tempos de aulas remotas.
“Estamos fazendo diversos experimentos, com base no interesse que os alunos têm pelo gênero digital. Com os podcasts, a troca é maior, pois vai além do conhecimento formalizado. É um resgate da autoestima, da condição de ser autor de algo importante. Até os alunos que participavam pouco passaram a se engajar mais”, relatou.
Com a suspensão das aulas presenciais por força de decreto, os alunos produzem o material em suas próprias casas, por meio de ferramenta disponibilizada pelo Google for Education. Alice Ferreira, que também cursa o 2º ano do Ensino Médio, garante que o senso crítico e a criatividade estão sendo muito estimulados pela novidade e que há um empenho coletivo de entregar produtos melhores. “O distanciamento social agora é só geográfico. Estamos sempre em contato para as produções”, destaca.
O professor Luís Reis está convicto que, mesmo após a pandemia, a dinâmica continua. Ele ressalta que os resultados não estão só no campo subjetivo. O desempenho dos alunos na hora de escrever também cresceu, com claro aumento de repertório. Na visão do professor, o mérito maior do podcast não está na sua dinamicidade, mas, sim, no fato de ser bastante inclusivo.
Fonte: G1RN