Espetáculo 'Chuva de Bala no País de Mossoró' conta a história de quando Mossoró expulsou Lampião e seu bando da cidade — Foto: Prefeitura Municipal de Mossoró
Espetáculo ‘Chuva de Bala no País de Mossoró’ conta a história de quando Mossoró expulsou Lampião e seu bando da cidade — Foto: Prefeitura Municipal de Mossoró

A Inter TV exibe neste sábado (6) para todo o RN o tradicional espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró que é encenado todos os anos, em junho, na capital do Oeste. A encenação presencial não vai acontecer em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.

O espetáculo, encenado há quase 20 anos no adro da capela de São Vicente, conta a história da batalha dos mossoroenses com o bando de Lampião. O cangaceiro foi expulso da cidade.

Buscando valorizar os hábitos e a cultura do nosso Estado, a Inter TV vai exibir o especial para todo o RN na íntegra. O programa especial terá ainda entrevistas inéditas dos atores do espetáculo.

A história

Mossoró é conhecida como a terra que expulsou Lampião e seu bando. O espetáculo “Chuva de Bala no país de Mossoró” é uma adaptação do texto original do poeta potiguar e escritor Tarcísio Gurgel, e anualmente os diretores têm a tarefa de contar em uma espécie de musical a resistência dos mossoroenses de como o prefeito Rodolfo Fernandes e mais de 200 moradores impediram que a cidade potiguar, em 13 de junho de 1927, não fosse invadida.

Até hoje a torre da igreja tem as marcas do dia em que “choveu bala” na terra de Santa Luzia. Na tentativa de invadir a cidade do Oeste potiguar, um dos cangaceiros do bando, Jararaca, saiu ferido. Segundo os historiadores, ele foi enterrado vivo no cemitério local.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *