Nas eleições municipais de 1928, Luísa Alzira Teixeira Soriano (Alzira Soriano) foi eleita, com mais de 60% dos votos, prefeita de Lajes-RN, tornando-se na época, a primeira prefeita do Brasil e da América do Sul. Nesta mesma cidade do nosso Sertão Central, ao sopé do imponente Pico do Cabugi, terra de povo guerreiro e vencedor como Alzira Soriano, se desenrolou o II Enduro do Cabugi, nos dias 25 e 26 de maio. A prova foi válida pela 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Enduro FIM e contou com a participação de 65 (sessenta e cinco) pilotos, distribuídos em várias categorias, de acordo com a experiência e a faixa etária. O Enduro FIM é disputado em várias provas, e esta edição trouxe como novidade um Super Prime noturno, prova que atraiu um grande público da cidade que foi conferir as habilidades dos pilotos. O destaque do sábado (25), foi o piloto cearense Messinho, que superou todos os obstáculos com muita tranquilidade e técnica. No domingo (26), o circuito foi modificado para a realização do cross teste da competição, que teve um percurso pré-definido de 37 Km em trilhas e serras próximas. No Enduro, vence o piloto mais rápido nos trechos pré-selecionados pela organização, chamados de Enduro Teste. São pequenos trechos, entre 2 Km e 5 Km, com baixa velocidade, devido ao terreno sinuoso. Obstáculos naturais, subidas, descidas, pedras, rios secos, alagados, troncos, também fazem parte do desafio. Vence o piloto que, na sua categoria, obtiver a menor soma de tempo, em todos os trechos cronometrados.
O Enduro FIM é realizado com três voltas no circuito. Sendo a primeira de reconhecimento do terreno e suas dificuldades. Na segunda e terceira volta, o piloto tem que acelerar forte nos trechos cronometrados, para disputar as primeiras colocações. Na metade e no fim de cada volta, existe um posto de controle de horário, chamado de CH. Nestes, o piloto descansa alguns minutos para prosseguir na prova. Os CHs, servem também para dar ordem a prova, sendo uma espécie de relargada mantendo a sequência original da largada inicial.
Nas categorias E1, E2, E4, E35 e E45 participam os pilotos mais experientes, ctegoria E4B para intermediários. Já categorias X5 e X6, funcionam como porta de entrada da modalidade, composta na maioria por trilheiros, novatos no esporte. O campeonato 2019, se desenvolve em seis etapas, a primeira aconteceu em janeiro, na praia de Tibau, região de Mossoró e a próxima será na própria Mossoró, no dia 14 de julho. O Enduro do Cabugi foi organizado por Lúcio Flávio, Marcones Motos e Dangleber Leite, contou com a supervisão da FEMORN, através da presença do Presidente Assis Aquino.
Mais informações:
Marcus George Torres de Morais – Administrador, Professor Universitário de Finanças, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, praticamente de Enduro