Se você é amante de Off-road, com certeza você tem um carinho especial por sua máquina, se não tem tanto assim, pelo menos não vai querer ficar na mão por problemas mecânicos, então lá vai algumas dicas importantes para sua máquina ficar em dia!
1. Cuidado com a forma como dá partida na moto
Evite acelerar com o motor ainda frio. O mais recomendável é que você deixe sua moto off-road funcionar em marcha lenta por alguns minutos até que atinja aproximadamente 40 graus, e só depois acelerar.
2. Atente-se à forma como troca as marchas
É muito importante que você passe as marchas no tempo certo, sincronizando corretamente a rotação. A ideia é evitar trancos no câmbio e embreagem, o que em médio e longo prazo pode prejudicar sua máquina.
3. Velocidade é bom, mas precisa de cuidados com o motor
Outra dica é sempre acelerar e desacelerar o motor de forma progressiva, sem mudanças bruscas de velocidade. É bom antecipar as ações sempre que possível e não frear bruscamente.
4. Mantenha os pneus calibrados
Uma prática essencial é manter os pneus sempre calibrados, pois isso evita esforço extra do motor e previne desgastes excessivos da banda de rodagem. Não use pneus de má qualidade e não abuse com cravos gastos.
5. É preciso se atentar à qualidade da gasolina
Muita gente acha que não, mas a qualidade da gasolina influencia muito no tempo útil da motocicleta. Então, o conselho é que você procure abastecer sua moto off-road somente em postos que forneçam combustível de boa qualidade. Opte pelos de bandeira.
6. Troque o óleo com regularidade
É preciso manter certa regularidade na troca do óleo do motor, bem como o filtro correspondente. A substituição deve ser feita após o trânsito em locais alagados ou com muita poeira. Também realize a troca quando notar se há alterações de cor no lubrificante, quando estiver esbranquiçada (contaminação com água), ou esverdeada (outros elementos).
7. Componentes descartáveis
Os componentes descartáveis devem ser trocados regularmente, principalmente quando você realizar trilhas com sua moto off-road em locais sujeitos a muita fuligem, poeira e maresia. Mantenha sempre limpos os filtros de ar e combustível.
8. Verifique bateria e componentes elétricos
É sempre bom verificar regularmente a carga da bateria e o nível de solução (se necessário). O objetivo para prevenir sobrecargas e esforços extras no sistema elétrico. Faça sempre revisões com eletricistas especializados em motos (se possível e modelos off-road).
9. Lave sua moto com frequência
Lave sua moto com frequência, retirando cuidadosamente sujeiras, como poeira, resíduos de lama e outros tipos. A lavagem pode ser feita em casa, com shampoo específico, uma bucha e água na corrente. Ou, se você preferir, eleve até o lava-jato mais próximo.
10. Proteção extra
Uma boa dica para garantir proteção extra para sua moto off road é sempre lubrificar o motor com óleo, usar desengripante em pontos de ferrugem, pulverizar vaselina nas partes metálicas e usar graxa na corrente.
Marcus George Torres de Morais – Administrador, Professor Universitário de Finanças, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, praticamente de Enduro