Este sábado, 4 de maio , é dia de se proteger contra a gripe. É o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra os vírus da Influenza, coordenada pelo Ministério da Saúde.
Postos estarão abertos em todo o Brasil para atender o público-alvo que inclui crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.
Também podem ser imunizados no dia D, os idosos, trabalhadores da saúde, indígenas, professores, portadores de doenças crônicas, presos, jovens que cumprem medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional.
Mas se você faz parte do público-alvo e não for a um posto de saúde neste sábado, tem até o dia 31 de maio para tomar a vacina. Nesse dia termina a Campanha Nacional de Imunização.
A vacina deste ano protege contra dois tipos diferentes dos vírus da influenza que mais circularam no hemisfério sul, de acordo com recomendação da OMS, a Organização Mundial da Saúde.
O clínico-geral Marcos Pontes explica que as pessoas vacinadas contra a gripe podem contrair a doença, mas de forma mais amena.
Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 23 de março deste ano, 55 pessoas morreram em todo o Brasil, em decorrência das complicações da gripe.
Também foram registrados 255 casos da doença, sendo o tipo mais comum o H1N1, com 162 casos e 41 mortes.
O Amazonas é o estado com mais circulação do vírus, com 118 doentes e 33 mortes.
Fonte: g1