ESTÓRIAS ACADÊMICAS DE BRASÍLIA –

ACADÊMICOS ARNALDO SETTI, MAURO CASTRO E VICTOR TANNURI. AO FUNDO O MINISTRO JOSÉ PEREIRA LIRA. Lançamento do livro OS TRÊS VIAJANTES.

A Academia de Letras de Brasília foi presidida por fecundos presidentes, que projetaram a entidade de forma invulgar, entre eles o admirável Presidente Mauro Cunha Campos de Moraes e Castro, que a dirigiu durante 17 anos, até a sua morte.

Recordações de estórias permeiam a história acadêmica, entre elas o lançamento da obra de autoria dos escritores ARNALDO SETTI, MAURO CASTRO E VICTOR TANNURI, livro que foi prefaciado pelo saudoso ministro José

Pereira Lira. Os contos dos três autores foram enfeixados no livro, que recebeu o título de OS TRÊS VIAJANTES.
Na segunda edição, os autores e o prefaciador impuseram-me a distinção de prefaciar, também. Assim, esta obra em sua reedição, singularmente, tem dois prefácios de dois amigos, algo surreal.

O paraibano José Pereira Lira, homem culto e simples, reservado, Ministro do Tribunal de Contas da União e chefe do antigo Departamento Federal de Segurança Pública, à convite do Presidente Eurico Gaspar Dutra, quando de sua estada em Brasília, aos domingos, apreciava fazer a sua promenade matinal, cavalgando nos campos da Colônia Correcional Agrícola da Papuda, um paraíso histórico goiano e área do cerrado brasileiro com flora e fauna preservadas.

À época, fui um dos primeiros diretores da Papuda, hoje com fama de modelo de penitenciária brasileira pelo fato de receber seleta massa carcerária de “colarinho branco”.

O meu cavalo Imperador sempre esteve à sua disposição, impecavelmente encilhado, aos domingos. Pereira Lira gostava de cavalgar só!

Arnaldo Setti (Arnaldo Bertozzi Pocai Setti e Setti) foi um diligente Procurador da República, Mauro Castro (Mauro Cunha de Moraes e Castro) foi emérito professor de Direito de várias universidades candangas e Victor Tannuri, médico, foi dono de hospital; três escritores e amigos inseparáveis.

Figuras gigantescas de trabalho e competência acadêmica, todos, ora no Oriente Eterno.

Que saudade!

 

 

José Carlos Gentilli – Escritor, membro da Academia de Ciências de Lisboa e Presidente Perpétuo da Academia de Letras de Brasília

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Uma resposta

  1. Caro José Carlos Gentill

    Estou fazendo uma pesquisa sobre alguns escritores de Brasília, e gostaria se possível de obter uma foto do escritor Victor Tannuri.

    Na esperança da sua resposta,

    antecipadamente agradeço
    Jose Carlos Ferreira Brito Cadeira 30 da ALMUB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *