O conhecimento da engenharia e do uso de materiais é capaz de operar aparentes milagres, mas em verdade comprovados por A+B – como uma ponte capaz de suportar 132 quilos, utilizando somente um quilo de macarrão, cola, fita crepe, tubo de PVC e uma pequena barra de aço. O feito foi realizado por quatro estudantes do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A ponte fez do grupo, formado pelos alunos Polyanna Domingues, Armando Sobrinho, Murillo Queiroz e Jonas Chaves, o grande vencedor do curioso 5º Concurso Construtora Queiroz Galvão de Pontes de Macarrão, realizado dentro da Semana de Engenharia Civil da Poli-UFRJ. Naturalmente que o ponto importante do concurso não é a real aplicação de um material como macarrão para a feitura de pontes reais, mas sim o uso da engenharia para se fabricar uma ponte a partir de algo tão frágil – utilizando criatividade, conceitos estudados no curso e, no caso do grupo vencedor, um pacote de espaguete de espessura nº 7.

Computadores mediram a tensão e a força que cada elemento da ponte construída é capaz de suportar. Ao fim, a ponte criada pelo grupo revelou-se capaz de aguentar até 100 vezes seu próprio peso – conceitos de mecânica e aplicação de material foram utilizados para superar o desafio. Agora a próxima missão do grupo é uma vaquinha virtual para levar seu projeto ao Congresso Brasileiro de Concreto, entre os dias 15 e 18 de outubro em Fortaleza.

 

 

Fonte: Hypeness.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *