Glomus 2017 (Foto: Divulgação/Glomus 2017)

Mais de 180 músicos de 29 nacionalidades estão em Natal para a Glomus 2017, festival de música realizado a cada dois anos em cidades do mundo inteiro. Desde a quarta-feira (11) são realizados concertos, com entrada gratuita, em vários pontos da capital potiguar.

O coordenador desta edição, Fábio Presgrave, destaca que este é um intercâmbio cultural único. “Países como Mali, China, Gana, países árabes, Tanzânia, Cingapura e outras dezenas estarão aqui. Mesmo nós, músicos experientes, desconhecemos muitos dos instrumentos trazidos para cá. Serão dias de pura magia”, comentou.

A Glomus (Global Music Network) é uma rede internacional fundada por três academias nórdicas de ensino superior em música. É realizada em associação com escolas de música de todo o mundo. A UFRN foi a única instituição sul-americana a conseguir sediar a Glomus, graças a sua infraestrutura e seus projetos sociais de produção musical.

Fábio, que é professor e tem experiência com concertos internacionais, vê no festival uma oportunidade para músicos. Segundo ele, as melhores escolas valorizam a internacionalização, e algumas das instituições participantes da Glomus têm mais de 100 acordos internacionais. “A música estabelece uma ponte entre os povos que as palavras nunca poderiam alcançar”, concluiu.

A abertura da Glomus aconteceu na noite da quarta-feira, no Hotel Holiday Inn. O primeiro dia de programação aberta ao público teve apresentações da Orquestra Sinfônica da UFRN, de alunos das ONGs Atitude Cooperação, Oficina de Sonhos e Funffec de Luís Gomes e de professores da Glomus.

Desde o dia 7, estudantes e professores da Academia Sibelius de Helsinki, na Finlândia, e da Escola Real de Dança, na Dinamarca, estão em Natal para compor, com a colaboração dos alunos das ONGs, a peça apresentada na abertura do evento.

A partir desta quinta-feira (12), os shows, concertos, jam sessions e oficinas da Glomus se dividem entre vários espaços da cidade, tais como o Solar Bela Vista, o auditório da Escola de Música da UFRN, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o Parque das Dunas, a Pinacoteca do Estado, e o auditório da Escola de Governo. Confira abaixo a programação completa.

Programação

11 de janeiro
“Concerto de abertura”


Orquestra Sinfônica da UFRN, Jerimum Jazz Band, Alunos das ONGs Atitude Cooperação, Oficina de Sonhos e Funffec com professores da Glomus
Local: Hotel Holiday Inn
Horário: 20h

12 de janeiro
“Jam Session”


Improvisação de música e dança
Local: Solar Bela Vista
Horário: 20h30

13 de janeiro
“Músicas do Mundo”


Apresentação com música e dança de vários países
Local: Auditório Onofre Lopes, Escola de Música da UFRN
Horário: 20h30

14 de janeiro
“Músicas do Mundo”


Apresentação com música e dança de vários países
Local: Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
Horário: 16h30

15 de janeiro
“Som da Mata”


Apresentação com música e dança de vários países
Local: Parque das Dunas
Horário: 16h30

17 de janeiro
“Jam Session”


Improvisação de música e dança
Local: Pinacoteca do Estado
Horário: 20h30

18 de janeiro
“Tour de Chambre”


Passeio pelos grupos formados durante a Glomus Natal. Cada grupo terá representantes de diferentes continentes.
Local: Auditório Onofre Lopes, Escola de Música da UFRN
Horário: 14h

19 de janeiro
“Concerto de Encerramento”


Orquestra da Glomus, Coral da Glomus, Grupo de dança e teatro da Glomus
Local: Auditório da Escola de Governo do RN
Horário: 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *