Os ataques a prédios públicos, comércios e veículos no Rio Grande do Norte geraram suspensão de vários eventos culturais e esportivos previsto para esta semana no estado. Caso do jogo entre América e ABC, que aconteceria no domingo (19), além de festivais como o Food & Jazz Natal e Sabores D’Praia, que aconteceriam na capital do estado.
O RN chegou ao quarto dia consecutivo de ações criminosas nesta sexta-feira (17). Segundo produtores, atividades foram canceladas por causa do clima de insegurança.
“Por força dos notórios acontecimentos na capital e no interior, provocando um completo clima de insegurança, tornou-se impossível a realização do festival na data divulgada, vez que a logística ficou prejudicada tanto para os frequentadores quanto para os estabelecimentos e demais fomentadores”, informou a organização do evento Food & Jazz Natal, que aconteceria desta semana até o dia 25 de março.
A Juçara Figueiredo Produções informou que monitora a situação para definir uma nova data.
A suspensão do clássico do futebol local – América e ABC – que aconteceriam na Arena das Dunas pelo campeonato potiguar de futebol, foi anunciado durante a manhã desta terça-feira (17). A partida estava marcada para o domingo (19).
O jogo entre Santa Cruz de Natal e Potiguar de Mossoró, que seria sábado (18), em Ceará-Mirim também foi cancelado. A federação de futebol do estado não divulgou novas datas para realização da rodada.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte também cancelou uma audiência pública que seria realizada na quinta-feira (16) na sede do poder. “Em virtude dos novos acontecimentos no tocante à insegurança no estado”, segundo o Legislativo, a reunião foi remarcada para o dia 13 de abril.
A programação de março Solar Bela Vista Cultura, com programações previstas para esta semana, também foi adiada para os dias 23 e 26 de março.
Segundo a Federação das Indústrias do RN, responsável pelos eventos, o show “Poetizando e cantando o feminino” que iria acontece na quinta-feira (16) foi adiado para o dia 23, às 18h.
Já o evento “Solar dos Sorrisos”, voltado para o público infantil, será realizado no dia 26 de março, às 16h, no Solar Bela Vista. A programação estava marcada originalmente para o domingo (19). “As mudanças de data levam em consideração a segurança do público e a redução da oferta de transporte público no Estado”, informou a Fiern.
O Festival Sabores D’Praia que seria realizado neste fim de semana em Ponta Negra, Natal, foi adiado e ainda não teve data divulgada.
“Estamos cientes da atual situação em relação a segurança da cidade e por isso resolvemos adiar o festival. Em breve vamos trazer as novas datas e esperamos que entendam, assim como nós, que o evento preza sempre pelo bem estar e segurança de quem vai participar”, diz a nota divulgada pela organização.
Ataques
Desde terça-feira (14), 45 cidades foram alvo de ataques criminosos no Rio Grande do Norte. Pelo menos 72 pessoas foram presas, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Uma operação da polícia cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão, na manhã desta sexta, contra integrantes de facção suspeita de organizar os ataques. De acordo com a polícia, os alvos são ligados à facção ‘Sindicato do Crime’.
A sede da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foi incendiada na madrugada desta sexta-feira (17), quarto dia de ataques no Rio Grande do Norte.
O local mais atingido foi o depósito de medicamentos que ficou destruído. A Prefeitura calcula um prejuízo de mais de R$ 10 milhões só em remédios.
“Aqui estavam todos os medicamentos do município para as unidades básicas de saúde. Isso não é um ataque a uma pessoa, é um ataque a toda uma população que precisa desses remédios”, disse o prefeito Eraldo Paiva.
Casos nesta sexta
Por volta de 1h20, em São Miguel do Gostoso, dois ônibus foram queimados na garagem de uma empresa privada.
Criminosos queimaram pneus e fecharam a BR-101 durante a madrugada na altura de Canguaretama. Um galpão de reciclagem da cooperativa de Arez também foi incendiado. Para apagar as chamas foi usados o carro pipa de uma usina.
Em São Vicente, cidade a 200 quilômetros da capital, a garagem do destacamento da Polícia Militar foi incendiada. Um ônibus escolar ficou completamente destruído em Pedra Preta após ser incendiado.
Lajes, Arez, Campo Redondo e Montanhas também registraram ataques nesta madrugada.
Alianças
Autoridades ligadas ao Ministério da Justiça e ao governo do Rio Grande do Norte apontam que duas facções rivais se aliaram –em uma trégua temporária– nos ataques no estado.
O gatilho para os ataques, segundo informações do governo federal, foi a transferência para fora do estado, em janeiro, de chefes do Sindicato do Crime, principal facção no Rio Grande do Norte. Informações da área de inteligência do governo já apontavam a possibilidade de retaliação depois da transferência.
O Primeiro Comando da Capital (PCC) disputa com a facção as rotas internacionais de cocaína pra Europa a partir do Rio Grande do Norte. A facção, originada em presídios de São Paulo, viu na ação uma oportunidade de reivindicar melhorias nas condições do sistema prisional –houve protesto de familiares em frente a presídios, por exemplo.
As duas facções estavam rompidas desde 2017, quando elas se enfrentaram em uma batalha campal dentro do Presídio Estadual de Alcaçuz; na ocasião, 27 pessoas morreram, na maior e mais violenta rebelião do estado. De 2012, quando a facção potiguar surgiu, até 2016, a convivência entre as duas organizações criminosas foi pacífica.
Fonte: G1RN