A exposição “Celebrando Dorian Gray” acontece nesta quinta-feira (30) no Museu Café Filho, com a contemplação de obras do artista plástico Dorian Gray Caldas, morto em janeiro 2017. O evento será às 19h30.
A intenção da exposição é homenagear o artista plástico modernista potiguar dois anos após seu falecimento. Assim, no dia será possível reencontrar com diversas fases de suas obras, que fazem parte do acervo da família, além de algumas inéditas.
A curadoria foi feita pelos filhos de Gray – Dione e Adriano Caldas – e busca mostrar o domínio de técnicas, criações e pesquisas feitas. A divulgação do evento aponta que “são quadros que expressam a riqueza criativa do pintor com os sujeitos mais caros ao seu universo, tais como casarios, pescadores, barcos, marinas, beira rio, folclore, sempre ligado ao homem, ao seu tempo e a cultura”.
Ao lado de Newton Navarro e Ivon Rodrigues, Dorian Gray foi um dos pioneiros nos traços modernistas no estado. Em 1949, os três apresentaram a primeira exposição de arte moderna no RN. “A repercussão da exposição foi grande, mas as críticas negativas pelas distorções das obras, foram registradas nos jornais de Natal. Dorian era o menos figurativo dos três e isso chocou os intelectuais conterrâneos, afeitos as artes bem arrumadinhas e diletantes”, lembra o presidente do Conselho Estadual de Cultura e diretor da Sociedade Amigos da Pinacoteca, Iaperi Araújo.
Serviço
- Dia: 30 de maio
- Local: Museu Café Filho
- Horário: 19h30
Fonte: G1RN