Bruna Freire
Eu gostaria de entender o motivo pelo qual as pessoas sentem tanta necessidade de expor cada evento de suas vidas nas redes sociais. Não me refiro àquelas que gostam de compartilhar momentos específicos, pois isso me parece absolutamente normal e aceitável. Eu me refiro especialmente àquelas para as quais não há um acontecimento sequer que possa passar sem um registro e uma publicação para as centenas – e não raras vezes milhares – de “amigos” curtirem.
Na maioria das vezes, as fotos são cuidadosamente editadas e “filtradas”, transformando imagens do cotidiano em fotos de revista dignas de premiação. Mas eu me pergunto… Essas imagens estão realmente retratando o cotidiano normal e a felicidade dessas pessoas? Por que as pessoas sentem tanta necessidade de terem os seus momentos “premiados”, curtidos e comentados? Será que estão sempre tão felizes?
Tenho visto e presenciado por aí muita gente que passa uma refeição inteira tirando fotos e se preocupando em escolher a melhor para editar e depois publicar, normalmente com legendas do tipo: “almoço perfeito ao lado de pessoas especiais”; “momento inesquecível”; “comida divina”; “melhor refeição e melhores companhias”. Mas o que vejo é que, boa parte das vezes, essas pessoas estão tão preocupadas com a selfie, o registro, a edição, a legenda, as hashtags que vão usar, a escolha do filtro e, pasmem, até mesmo se o horário a ser publicado é ideal para receber muitas curtidas, que esquecem de conversar com as pessoas que estão ao seu redor. Acabam comendo frio porque precisam tirar muitas fotos do prato antes de comer, não prestam tanta atenção na música que está tocando e muitas vezes deixam a sua companhia abandonada.
Eu sempre me pergunto quando isso acontece: se essa pessoa é a melhor companhia da outra como consta na legenda da foto, como será que a pior companhia é tratada? E a comida? Se ela é tão boa assim, como a pessoa consegue tirar tantas fotos, mandar para grupos do whatsapp, publicar no instagram e no facebook, gravar vídeos para o snapchat e só depois comer? Será que esse momento foi verdadeiramente maravilhoso e inesquecível?
E nos shows das bandas favoritas? Tenho visto um monte de gente no teatro que não para de filmar um segundo sequer e, ainda durante o show, não para de postar os vídeos nas redes sociais. Será que essas pessoas estão verdadeiramente curtindo e aproveitando ao máximo o show do artista favorito ou estão mais preocupadas com as curtidas que os seus vídeos publicados receberão?
Posso estar enganada, mas penso que muita gente se preocupa tanto em mostrar aos “amigos” os seus momentos que esquece de vivenciá-los de verdade. Viver o momento parece não ser mais a maior preocupação, e acho até que muita gente nem sabe mais o que é isso. O importante parece ser mostrar e ser curtido. E assim a vida vai passando e se tornando cada vez mais superficial… Tenho curtido muita gente nas redes sociais, mas tenho minhas dúvidas se todas essas pessoas estão curtindo de verdade os seus momentos.
Bruna Freire – Advogada