Foi aberta ao público, ontem (16), uma temporada da exposição do Memorial da História do RN, que conta a trajetória do voto no Rio Grande do Norte, apresenta painel sobre o período do escritor e folclorista Câmara Cascudo como deputado estadual e mostra como e porque o estado tornou-se o Estado Cidadão do Brasil, com a Lei que instituiu o Setembro Cidadão.
Entre os destaques do memorial, que foi aberto no Natal Shopping, na Zona Sul da capital, estão paineis sobre a atuação política de Cascudo como deputado estadual, durante a Revolução de 1930. Estão expostos uma urna de ferro do início do século e painéis ilustrativos referentes à evolução do voto, como a apresentação do primeiro Título de Eleitor do Rio Grande do Norte. O memorial foi idealizado pelos fundadores do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), Jarbas Bezerra e Lígia Limeira.
A presidente do Instituto Ludovicus, Daliana Cascudo, que atua na preservação da memória de Cascudo, seu avô, considera que a exposição é uma oportunidade de o natalense conhecer um pouco mais de fatos relevantes de sua história. Já a vice-presidente do Instituto Ludovicus, Camila Cascudo explicou que há existia o desejo de juntar o trabalho feito pela preservação da memória do historiador e folclorista com o Setembro Cidadão.
“Ele mesmo, Câmara Cascudo, dizia que ninguém era tão ‘derramadamente brasileiro’ quanto ele, ninguém era tão apaixonado pelo Brasil quanto ele, o que tem tudo a ver com cidadania. Convidamos os natalenses a conhecer um pouco das histórias pitorescas que trouxemos ao memorial, como os três dias que ele assumiu como deputado estadual”, conta Camila.
A exposição é uma iniciativa do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), em parceria com o Memorial da Assembleia Legislativa, Instituto Ludovicus e Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. O Memorial está aberto ao público no corredor principal, no primeiro piso do Natal Shopping, com visitações abertas diariamente entre 16h e 22h.
Fonte: G1RN