Vista de cima do Conexão Estação Natureza 2017 (Foto: Mila Maluhy)

Imagine admirar as paisagens naturais mais bonitas do planeta, sentir o vento, o calor, a chuva e aromas dentro de uma sala de cinema com telas em 360 graus. Meio ambiente e tecnologia têm tudo a ver. E mostrar isso ao público é o objetivo da Conexão Estação Natureza em 2017, que chegou a Natal no último final de semana. Ela segue na cidade até o dia 6 de agosto.

A exposição itinerante está instalada no Partage Norte Shopping, Zona Norte da capital e tem entrada gratuitas.

Buscando mobilizar famílias, turmas escolares e outros visitantes para um contato maior com a natureza, a exposição oferece recursos tecnológicos que permitem experiências sensoriais e interativas. Vivenciadas em conjunto, elas promovem a preocupação dos participantes com a conservação do meio ambiente.

Desde o seu lançamento, em 2015, o projeto teve 20 passagens em 16 cidades brasileiras, impactando mais de nove milhões pessoas.

Segundo os responsáveis pela exposição, ela promove uma experiência rara, quando as famílias têm muito acesso à tecnologia, mas contam com pouca interação conjunta, especialmente em relação à natureza. As atrações são disponíveis a todas as idades e proporcionam uma forma diferente de cada indivíduo compreender o seu papel na conservação da natureza, explicam.

O projeto também foi concebido com acessibilidade a portadores de deficiências físicas, visuais e auditivas. Ao todo, ele é composto de sete estações que se comunicam entre si e oferecem experiências bem diferentes aos participantes.

A principal é a Estação Conexão. Nela está um cinema sensorial de seis telas dispostas em 360 graus, que é uma verdadeira imersão em paisagens naturais de tirar o fôlego. Enquanto as pessoas assistem ao vídeo e aprendem como estão conectadas ao meio ambiente, também podem sentir o vento, o calor, a chuva e aromas diversos da natureza.

Em outro momento, as mudanças climáticas são o foco. A Estação Conservação na Prática – motion by hands – permite que as pessoas utilizem suas mãos em cima de uma tela, sem precisar tocá-la, e interajam nas diversas fases de um jogo sobre o assunto.

A exposição foi duas vezes campeã e, em 2017, finalista do Prêmio Caracol de Plata – que reconhece mensagens de benefício social ibero-americanos. Em 2015, ganhou o prêmio Aberje – Região Sul, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade, e Colunistas Paraná 2015, com o segundo lugar na categoria Evento Cultural ou de Lazer. Em 2016 o reconhecimento veio com o Prêmio Chico Mendes 2016.

A exposição também oferece atendimento especial para as escolas da região que tiverem interesse em levar seus alunos para conhecer o espaço. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Partage Norte Shopping, no telefone (84) 3674-8200.

*Com informações do G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *