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F-5M brasileiros e caças F-16 chilenos abrem primeiro dia de exercícios de guerra em Natal

Os F-5M brasileiros e o os caças F-16 chilenos abriram o primeiro dia de exercício do Cruzex 2018 nessa segunda-feira (19), em Natal. Os treinamentos aconteceram no cenário FAM-FIT, sigla para Familiarization Flight (FAM) e Forces Integration Training (FIT).

Esta edição do Cruzex reúne mais de 100 aeronaves, além de militares e observadores representantes de 14 nações, incluindo o Brasil.

Segundo a Força Aérea Brasileira, essa etapa inicial é “imprescindível” para que os cenários principais, de guerra regular, que serão treinados por meio dos Composite Air Operations (COMAO), e de guerra irregular sejam executados.

“Os primeiros dois dias do exercício são para que todos os pilotos que não operam aqui em Natal, inclusive os brasileiros, possam se adaptar ao aeródromo e à região”, disse o Chefe da Divisão de Controle da Cruzex, Coronel Aviador Francisco Bento Antunes Neto.

Já o FIT é uma preparação para o COMAO – também conhecido como voo de pacote, em que várias aeronaves, em torno de 50, de diferentes tipos, decolam em sequência para, em um espaço-tempo limitado, realizar ações visando a um objetivo principal.

No FIT, de acordo com a Aeronáutica, há um desmembramento do que, no COMAO, acontece de forma integrada. Aeronaves de caça e transporte, por exemplo, realizam suas missões de forma isolada, para que estejam prontos a atuar em conjunto nos voos de pacote – que começam na quarta (21).

Ao contrário do FAM, que acontece apenas nos dois primeiros dias, o FIT segue ao longo dos exercícios, sendo realizado no período da tarde.

O primeiro voo de FAM foi realizado pelo Esquadrão Jambock (1o GAVCA), que opera os F-5M brasileiros, em conjunto com os caças F-16 chilenos. Segundo o Major Aviador Miguel, do Esquadrão Jambock foram dois caças de cada país, realizando um voo de navegação em circuito pré-planejado. “Esses voos são importantes para familiarizar os pilotos brasileiros e estrangeiros com os procedimentos de solo, frequência de comunicação, procedimentos de decolagem e pouso, características de operação na região e com o cenário do exercício”, disse o Major Miguel.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

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