A Força Aérea Brasileira (FAB) vai apurar um incidente que provocou ontem (14) a suspensão da decolagem do voo Avianca 6220 e a arremetida (procedimento em que o piloto, durante o pouso, faz o avião subir de novo, subitamente) da aeronave TAM 3908, por volta das 9h10, no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio.
As ações foram executadas, de acordo com a Aeronáutica, para garantir a segurança de pedestres que cruzaram a via pública próximo à cabeceira da pista 02R, que dá acesso à Escola Naval, e onde a passagem de veículos e de pessoas é controlada por uma cancela.
De acordo com o diretor-geral Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), tenente-brigadeiro Carlos Voyk de Aquino, “na medida em que a torre observou a intrusão, segurou a aeronave e não autorizou a decolagem e também na sequência foi obrigada a comandar a arremetida de uma outra aeronave”.
O diretor informou ainda que toda a estrutura de controle de trafego aéreo visa a segurança, incluindo os bens materiais e de pessoas envolvidas na atividade. O tenente-brigadeiro disse que os profissionais que atuam neste trabalho são ostensivamente treinados: “Vemos o resultado no nosso dia a dia, no sentido de que uma coisa, aparentemente simples, pode causar grandes danos, tanto pessoais como materiais”.
*Com informações de Agências