O espetáculo teatral ‘Fabulosas Delicadezas dos Elefantes’, da Cia Cênica Ventura, estreou ontem (13), na Casa da Ribeira, em Natal, e segue em temporada até o dia 23 de agosto. A peça é a segunda estreia do Edital Cena Jovem 2015, projeto da Casa da Ribeira cujo objetivo é fomentar a pesquisa e criação nas artes cênicas locais. O espetáculo transforma em emoções e magia a conexão entre crianças e idosos.
“Um espetáculo delicadamente dedicado: A todos os velhos do mundo que esquecem/ A todas as crianças para que sempre se recordem/ Aos meus avós que me fizeram ser uma criança feliz.”, escreveu Lindemberg Farias, diretor do espetáculo, responsável também pela concepção dos figurinos e cenografia.
Com dramaturgia escrita em parceria com Sandro Souza, Farias aposta numa narrativa calcada na valorização da relação entre crianças e idosos, destacando o que existe de mais profundo nessa troca: as memórias, a experiência, a alegria e a imaginação, em um aprendizado mútuo de amor e compreensão. De forma sutil, o texto também trata do outros sentimentos e situações delicadas, como solidão, paciência, mudanças de ritmos de vida e aceitação.
A história parte da viagem de um menino chamado Luno, que veio da lua como seu nome sugere. Ao sofrer uma perda, se sente muito triste e sozinho, e o destino o leva a morar num orfanato, que como dito, de tão antigo virou asilo e lá ele conhece um monte de moços e moças velhinhas, todos com idades caminhando entre os 70 anos ou mais. O lugar é diverso e tem desde velhinhos bem alegres, a outros solitários, alguns ranzinzas e até uns velhos meninos. Gente em busca de partilhar suas histórias ou querendo apenas um pouco de atenção. Essas fragilidades podem ser traduzidas no desajeitado elefante do título, que tal como na parlenda às vezes “incomoda muita gente”.
A peça contextualiza muitas situações desses personagens, crianças e senhores, as fabulações magnificamente inventadas, esquecimentos próprios da falta esquisita da memória, como também a descoberta da criança interior e da velhice precoce em tantas crianças.
Serviço
Fabulosas Delicadezas dos Elefantes
Cena Jovem 2015
Local: Casa da Ribeira
Dias 13 e 14 ( 15h30)
Dias 15 e 16 (17h)
Dias 20 e 21 (15h30)
Dias 22 e 23 (17h)
Classificação Indicativa – Livre
Preço 10,00