O Facebook publicou nesta segunda-feira (29) os princípios da rede social quando o assunto é a privacidade de seus usuários. É a primeira vez que a empresa divulga essas diretrizes.
A iniciativa faz parte de uma campanha educativa do Facebook para mostrar às pessoas como usa as informações disponibilizadas por elas no site. Essa ação é uma resposta da empresa às novas regras sobre proteção de dados pessoais da União Europeia, que só entrarão em vigor em maio, mas já forçaram o Facebook a ser mais transparente.
Os princípios de privacidade do Facebook são diferentes dos termos e condições, que mostram comportamentos aceitos ou não na rede social e com que todo usuário deve concordar quando abre uma conta.
Já as regras mostradas pela rede social agora pela primeira vez funcionam como diretrizes internas, usadas como guia na hora que a empresa constrói novas ferramentas e recursos. São parâmetros como “adotar privacidade em nossos produtos desde o início” até “trabalhar duro para manter sua informação segura”.
A divulgação dos princípios foi feita por Erin Egan, diretor de privacidade do Facebook. “Nossos esforços para implantar uma proteção de dados em nossos produtos e dar mais informação e controle refletem os princípios chave em privacidade”, afirmou.
Os princípios (que podem ser lidos aqui) são os seguintes:
- Nós te damos controle sobre sua privacidade
- Nós ajudamos as pessoas a entender como seus dados são usados
- Nós adotamos privacidade em nossos produtos desde o início
- Nós trabalhamos duro para manter suas informações seguras
- Você é dono de suas informações e pode deletá-las
- Melhorias são constantes
- Nós somos responsáveis
Para mostrar aos seus usuários como podem controlar como seus dados são usados, o Facebook vai começar a exibir vídeos no feed de notícias a partir desta segunda.
Esses vídeos trarão dicas sobre:
- como gerenciar os dados que a rede social usa para mostrar anúncios
- como revisar ou deletar posts antigos
- como deletar uma conta e o que significa fazer isso em termos de privacidade
A Regulamentação Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR, na sigla em inglês) é a maior revisão das regras de privacidade no bloco europeu desde que a internet surgiu.
Entre as novidades, estão:
- companhias hackeadas terão que informar vazamentos de dados dentro de 72 horas;
- usuários poderão exportar seus dados presentes em serviços conectados e deletá-los;
- empresas infratoras pagarão multas com valor equivalente a 4% de seu volume anual de negócios ou € 20 milhões.
Ela só entra em vigor em 25 de maio, mas já produz efeitos. Apesar de ser desenhada para proteger os dados pessoais de cidadãos europeus, a nova regra já fez o Facebook modificar a forma como mostra o tratamento dado a informações de usuários em todo o mundo.
Na semana passada, a diretora de operações da rede social, Sheryl Sandberg, anunciou que o Facebook lançará “um novo centro de privacidade que colocará as principais configurações de privacidade do Facebook num só lugar e facilitará muito para as pessoas gerenciarem seus dados”.
Fonte: G1