Uma queda de energia causou falta de luz entre a noite dessa terça-feira (21) e madrugada de quarta (22) em várias cidades do Rio Grande do Norte. A Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Norte (Cosern) confirmou que houve oscilações no sistema de distribuição provocadas por distúrbios em linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional que atendem o estado.
Moradores de vários bairros de Natal, de cidades da região metropolitana da capital potiguar como São Gonçalo, Macaíba, Ceará-Mirim, Parnamirim e de outras cidades no interior do estado como João Câmara, Taipu e Poço Branco relataram quedas de energia.
Um morador do bairro Capim Macio, na Zona Sul de Natal, relatou ter visto e filmado um curto circuito em um poste próximo à rua Historiador Francisco Fausto de Souza.
Procurada, a Cosern não confirmou quantas cidades do Rio Grande do Norte foram afetadas pela queda de energia nem quanto tempo as oscilações duraram. Em nota, a Cosern afirmou que aguarda o relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) com explicações sobre as ocorrências.
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) também foi procurada, mas não houve resposta até a última atualização desta matéria.
Trânsito
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, a instabilidade na rede elétrica afetou o funcionamento de semáforos em Natal na manhã desta quarta. A pasta informou que as equipes foram deslocadas para controlar o trânsito e consertar o problema nos cruzamentos afetados. Pelo menos 17 sinais pararam e tiveram que passar por manutenção.
A secretaria recomendou que os motoristas redobrem a atenção no trânsito. A população pode informar semáforos com problemas ligando para o telefone 156. A STTU disse que com os chamados será possível deslocar equipes de manutenção e agentes de mobilidades aos locais.
Falta de água
De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a instabilidade no fornecimento de energia elétrica afetou diversos poços e estações elevatórias de água na capital, diminuindo temporariamente a oferta de água. Com isso, 23 bairros da cidade ficaram com o abastecimento reduzido. São eles:
Alecrim, Areia Preta, Barro Vermelho, Bom Pastor, Candelária, Capim Macio, Cidade Alta, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Dix-Sept Rosado, Felipe Camarão, Planalto, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Mãe Luíza, Nazaré, Neópolis, Nordeste, Nova Descoberta, Petrópolis, Praia do Meio, Quintas e Ribeira.
“A companhia ainda não tem previsão de normalização, mas equipes de manutenção estão trabalhando para que os transtornos sejam reduzidos no menor prazo possível. A recomendação é que os usuários promovam o uso racional da água”, informou a estatal durante a manhã.
Fonte: G1RN