Moradores das cidades de Canguaretama e Nova Cruz que tiveram as casas atingidas pelas fortes chuvas no mês de julho deste ano no Rio Grande do Norte receberam nesta segunda-feira (12) 200 geladeiras doadas.
No mês de julho, as cidades sofreram com as chuvas e enchentes. Em Canguaretama, por exemplo, a subida do Rio Curimataú invadiu a cidade e, de acordo com a Defesa Civil da cidade, mais de 250 pessoas precisaram deixar as casas e muitas famílias perderam praticamente tudo o que tinham.
A doação realizada nesta segunda faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e foi feita pela Neoenergia Cosern.
A dona de casa Ingrid Cristiane Florentino, mãe de três crianças e grávida de dois meses do quarto filho, foi uma das beneficiadas pelo projeto. Ela chegou cedo ao Clube Municipal de Canguaretama na para receber o novo refrigerador, com capacidade para 218 litros.
“Não tenho condições de comprar um refrigerador novo. Meu marido está desempregado e a nossa fonte de renda é incerta. Essa geladeira chega em um momento de muita necessidade. Estou muito feliz”, relatou.
Quem também viveu situação semelhante foi Maria da Conceição Marcolino Nogueira, mãe de seis filhos. “Perdi quase tudo. Só salvei a minha cama e a cama dos meus meninos. A geladeira pifou. Foi uma situação muito triste. Eu nunca tinha vivido isso. Essa geladeira é um presente de natal para a minha família. Estou muito grata à Neoenergia Cosern”.
Nos dois municípios, que registraram os maiores números de famílias atingidas pelas chuvas acima da média no Rio Grande do Norte em 2022, a seleção dos beneficiários se deu através das Secretarias Municipais de Trabalho, Habitação e Assistência Social.
Em Canguaretama, a previsão é que sejam distribuídas 154 geladeiras. Em Nova Cruz, outras 46.
Para terem acesso ao novo equipamento, as famílias tinham que cumprir alguns requisitos, como ter uma conta de luz ativa junto à Neoenergia Cosern e um refrigerador antigo para entrega no ato da substituição. Os equipamentos antigos serão encaminhados pela distribuidora à reciclagem
“Eles [os refigeradores] farão muita diferença na vida dessas pessoas”, afirmou o supervisor da Neoenergia Cosern no Litoral Sul, Carlos Augusto Câmara.
A assistente social Walba Alves, que representou a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Canguaretama, enfatizou que a vida das famílias melhora com a doação.
“Vai ter uma mudança significativa na vida dessas pessoas. Muitas sequer têm condições de comprar itens básicos, imagine uma geladeira”, pontuou.
Fonte: G1RN