Esta sexta-feira, dia 23 de setembro de 2022, promete ficar guardada entre as melhores memórias de Roger Federer . Horas antes de entrar em quadra para o seu último ato como um dos maiores gênios do esporte, o suíço teve uma prévia da emoção de sua despedida ao ser ovacionado pela torcida na apresentação dos times da Laver Cup, em Londres, na Inglaterra. Ao lado de Rafael Nadal, o suíço de 41 anos faz a última partida do primeiro dia da Laver Cup, que deve começar por volta das 17h.
Na manhã desta sexta-feira, antes de dar início ao torneio, os times Europa e Mundo foram apresentados. E, como não podia deixar de ser, Roger Federer levantou a torcida ao ser apresentado. O suíço, que encerra a vitoriosa carreira com 20 grand slams no currículo, terceiro maior campeão da história entre os homens nos principais torneios do circuito, agradeceu o carinho do público.
Federer somou na carreira 103 títulos na carreira, 1251 vitórias e 275 derrotas, além de uma premiação acumulada de US$ 130 milhões. Mais do que a companhia luxuosa que terá dentro de quadra na partida de despedida, a última dança de Roger reuniu o “Big Four” para representar o Time Europa. Além dele próprio e de Rafa, Andy Murray e Novak Djokovic também compõe o time, que ainda tem Casper Ruud, número 2 do mundo, e Stefanos Tsitsipas, atual 6º colocado do ranking.
Os dois times fazem também um confronto de opostos: com os quatro experientes e vitoriosos tenistas, o Time Europa tem um total de 66 grand slams e 347 títulos profissionais somados, além de uma média de idade de 32,6 anos.
O Time Mundo tem menos experiência e, obviamente, conquistas. Nenhum dos seis tenistas (Alex de Minaur, Diego Schartzman, Felix Auger-Aliassime, Frances Tiafoe, Jack Sock, Taylor Fritz) conquistou um major. No total, são 19 taças levantadas e uma média de idade de 25,3 anos.
Com problemas físicos, Roger Federer fará apenas uma partida, justamente a de duplas com Nadal, para depois pendurar a raquete. O italiano Matteo Berrettini é quem entrará no lugar do suíço para completar a equipe nos dois últimos dias.
Formato
A Laver Cup é um torneio com caráter exibição disputado entre duas equipes: o Time Europa e o Time Mundo. São três dias com um total de 12 partidas, quatro por dia. São três jogos de simples e um de duplas por dia do evento.
Os times são compostos por seis tenistas cada: os três melhores ranqueados da Europa ou do resto do mundo na última segunda-feira antes de Roland Garros e três escolhidos pelos capitães. Todos os jogos são melhor de três sets, com o set desempate sendo um match tie-break de 10 pontos.
Se houver empate ao fim das 12 partidas, um jogo desempate de duplas com um set e tie-break acontece no domingo após o último jogo. Se o título for decidido após somente uma partida no domingo, um jogo de exibição acontece depois da entrega do troféu.
Os times
TIME EUROPA
- Andy Murray (GBR)
- Casper Ruud (NOR)
- Novak Djokovic (SER)
- Roger Federer (SUI)
- Rafael Nadal (ESP)
- Matteo Berrettini (ITA) (Reserva)
- CAPITÃO: Björn Borg (SUE)
TIME MUNDO
- Alex de Minaur (AUS)
- Diego Schartzman (ARG)
- Felix Auger-Aliassime (CAN)
- Frances Tiafoe (EUA)
- Jack Sock (EUA)
- Taylor Fritz (EUA)
- Tommy Paul (EUA) (Reserva)
- CAPITÃO: John McEnroe (EUA)
Fonte: G1