A tradição da procissão fluvial com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação se repetiu pelo 11º ano na madrugada desta sexta-feira, 21 de novembro, feriado municipal em comemoração à padroeira de Natal.
O barco escola Chama-Maré, levando à frente a imagem da santa, saiu às 4h do Iate Clube, sob uma chuva fina, com cerca de 40 pessoas à bordo, entre sacerdotes, seminaristas, diáconos e fiéis católicos.
O padre Dalmário Barbalho de Melo, que deu início à procissão fluvial, 11 anos atrás, comentou que a tradição começou para celebrar os 250 anos da chegada da imagem à cidade.
“Neste momento, celebramos a manutenção da fé e atualizamos o encontro da santa com Natal”, disse ele, que destacou também o aumento de participantes no evento. “No primeiro ano, eram só três pessoas. Hoje, são 40”.
A procissão fluvial terminou na Pedra do Rosário, onde uma multidão de fiéis já se encontrava para receber a santa e participar da missa campal de Nossa Senhora da Apresentação. A chegada do barco com a imagem foi saudado com palmas, acenos e queima de fogos.