O filme de ficção “Vai Melhorar”, escrito e dirigido por Pedro Fiuza, foi selecionado entre mais de 3 mil obras nacionais e internacionais e vai estrear na 31ª edição do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o festival será realizado de forma virtual e o conteúdo estará disponível gratuitamente entre os dias 20 e 30 de agosto em plataformas digitais (veja o trailer).
Único representante do Rio Grande do Norte neste ano, “Vai Melhorar” é um dos 28 filmes que compõem a programação da Mostra Brasil. Ao todo serão 400 curtas divididos em quatro mostras, além de encontros, debates e atividades paralelas, todas acontecendo online.
O único representante do RN foi produzido e filmado inteiramente na capital potiguar. Contemplado pelo edital público Cine Natal, o filme contou com o trabalho de mais de 80 profissionais entre demandas artísticas, técnicas e logísticas durante seus quatro anos de produção.
“Vai Melhorar” conta a história de Luísa, interpretada pela atriz paranaense Cássia Damasceno, uma jornalista sudestina que é contratada para apresentar os programas de TV da campanha de um prefeito em busca de reeleição em uma capital nordestina. Os conflitos profissionais, choques culturais e a pressão do ambiente de campanha política são as tramas que o filme se utiliza para tecer uma crônica sobre o Brasil e seu presente político.
Comunicador por formação acadêmica e com vivência pessoal de trabalho nos bastidores de campanhas políticas, Pedro Fiuza escreveu o primeiro tratamento de “Vai Melhorar” em 2016, ano de eleições municipais que inspirou o diretor a dissecar o tema no audiovisual. O lançamento do filme em 2020 acabou possibilitando a coincidência de ser novamente um ano de eleições municipais no Brasil. A polarização política crescente vivida no país mantém acesa a atmosfera de urgência para que se exponha e se discuta o tema.
Fonte: G1RN