Meus Caros amigos.
Participei esta semana de uma reunião com o prefeito e o Secretário da SEMOPI, sobre a drenagem de Areia Preta, assunto que já temos discutido com a prefeitura por longos 10 anos.
Se algo tivesse sido feito antes é quase certo que não teria ocorrido essa tragédia da semana retrasada. Bom, agora será feita uma linha de drenagem como manda a boa técnica.
O que será feito:
– as duas drenagens, a que colapsou, situada próximo do Infinity, e a situada entre os condomínios Enseada dos Corais e Porto Salinas, serão reunidas e descerão pelo local aonde ocorreu o acidente.
– essa linha de drenagem será feita em duto de concreto armado retangular e não em manilhas como eram essas drenagens. Dessa forma eliminar-se-á a possibilidade de vazamentos. Essa galeria será suportada por meio de estacas.
– sobre essa linha de descida se construirá uma escada acessível, com 30 m de largura.
Obs. 1)- Os terrenos laterais foram considerados como zona “não edificante” para permitir isso.
2) – No passado nós tínhamos sugerido abrir uma rua nesse local para facilitar o acesso a Mãe Luíza, pois o bairro é carente de acessos. Chegamos a obter a aprovação da Semob. Ela seria um pouco inclinada (23%) mas existem ruas em Natal mais inclinadas do que essa seria. A prefeitura optou por uma escada. Tudo bem.
3)- Com a eliminação da linha de drenagem atual entre os dois condomínios, (Enseada e Porto Salinas), isso permitirá rebaixar a calçada em frente ao condomínio Porto Salinas ao seu nível normal.
Acredito que finalmente, tivemos uma reunião em busca de soluções.
Mauricy Terra – Engenheiro, Presidente da Associação de Moradores de Areia Preta