Crédito Privado, uma excelente opção para recursos emergenciai.
O mercado financeiro vem mudando constante, além da queda de juros com as mudanças na área econômica brasileira, como o teto dos gastos do governo federal, queda do juro nos Estados Unidos e uma boa perspectiva com a aprovação da previdência. Estamos nos deparando com uma grande liquidez no mercado, ou seja, muitos recursos disponíveis em busca de investimentos mais rentáveis.
Esse excesso de liquidez, fez com que os títulos bancários pagassem bem menos do que vinham pagando. Se no ano passado tínhamos títulos bancários disponíveis para investimento pagando 125%, com garantia do FGC. Hoje, dificilmente encontramos títulos pagando mais do que 120%, sem carência e com vencimento em 4 anos, sendo títulos para longo prazo.
Na busca por investimentos líquidos, a solução mais procurada pelos investidores são os fundos de renda fixa, que têm liquidez em D+1 (após a solicitação de resgate, os recursos estão disponíveis no dia seguinte).
Mas com a evolução do mercado, uma nova opção vem ganhando destaque no mercado, são os títulos de Crédito Privado de empresas, que possuem liquidez em D+0 (recursos disponíveis no mesmo dia) e ainda são isentos de IR.
Em virtude da isenção do Imposto de Renda, esses títulos passam ser ainda mais interessantes para o curto prazo, visto que a tabela do Imposto de Renda sobre rendimentos financeiros é decrescente com o passar do tempo, conforme tabela abaixo.
Um dos títulos disponíveis na XP Investimentos é um CRI, que paga o rendimento de 100%CDI (isento de IR), com o melhor grau de risco do mercado, o que chamamos de Rating “AAA” e busquei um dos fundos de investimento mais desejados no mercado, o fundo Quasar Advantage, que tem um rendimento histórico em torno de 110%CDI, para poder efetuar a comparação. Como os títulos de Crédito Privado possuem deságio para um resgate antecipado, calculei considerando valores aproximados com que o mercado vem negociando.
Podemos ver claramente a vantagem do investimento em títulos de Crédito Privado com baixíssimo risco, principalmente no curto prazo, onde a alíquota de imposto de renda é de 22,5%.
Além da possibilidade de falência da empresa, mesmo sendo baixíssimo, para títulos com Rating AAA, também deve ser considerado o risco de liquidez dos títulos de crédito privado no mercado secundário. Mas para os títulos mais negociados na plataforma esse risco vem reduzindo cada vez mais e se tornando praticamente nulo nos dias de hoje.
Como faço para ter acesso a estes investimentos?
Para ter acesso a estes investimentos é muito simples. Acesse o link abaixo, abra a sua conta e terá disponível estes investimentos a partir de R$10mil e assessoria financeira
https://cadastro.xpi.com.br/passo/assessor/step1?assessor=A67329
Guilherme Viveiros – Engenheiro Civil com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, [email protected]