VINHOS E INVESTIMENTOS. O QUE ELES TÊM EM COMUM? –
A analogia, na maioria das vezes, é a melhor maneira de explicar e exemplificar uma teoria ou um ensinamento. Então busquei nos vinhos uma maneira de explicar como devem se comportar os investimentos. É lógico que assim como os vinhos, os investimentos dependem de condições da natureza, ou da economia mundial. Então não podemos ter 100% de certeza nas nossas decisões e analogias.
A primeira analogia encontra-se nos prazos dos investimentos ou no prazo do envelhecimento dos vinhos. Um bom investimento, assim como um bom vinho, precisa de um prazo razoável para que as melhores características, como aroma, sabores e sensações possam suceder. Nos investimentos, utilize o prazo a seu favor, no longo prazo, dificilmente o seu investimento trará resultados ruins.
Uma outra analogia é que não existe um vinho ideal para todos os apreciadores. Você não pode indicar um vinho encorpado para pessoas que gostam de vinhos suaves. Isso também serve para os investimentos, não é possível indicar operações alavancadas de alto risco para investidores que têm perfil conservador.
A terceira analogia é o momento certo de plantar e colher as uvas. Você não colhe a uva quando ainda possui pouca concentração de açúcar. Assim como nos investimentos, você aguarda o momento certo para entrar ou sair de um investimento.
No mercado de renda fixa, na maioria das vezes o melhor momento de realizar o investimento é na Oferta Pública, ou seja, quando o papel é emitido pela primeira vez, neste momento você ganha retornos diferenciados. Já nos vinhos, os melhores vinhos são os de primeira barrica, ou seja, a primeira utilização do barril para seu envelhecimento.
E o Assessor de Investimentos, assim como o sommelier, tem a obrigação de identificar o perfil do investidor e indicar o melhor produto para ele, de maneira que o investidor se sinta confortável e feliz ao consumi-lo!
Quer investir melhor o seu dinheiro, abra a sua conta no link abaixo. https://cadastro.xpi.com.br/passo/assessor/step1?assessor=A67329
Guilherme Viveiros – Engenheiro Civil com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, [email protected]