Depois da Calmaria vem a tempestade…
Depois da tempestade vem a calmaria e no mercado de investimento a recíproca é verdadeira. Por mais que em certos momentos o mercado financeiro aja de maneira emocional, seguindo o efeito manada, o racional sempre prevalecerá.
O mundo começa a ver uma luz no final do túnel, mas ainda há muita pedra para ser retirada, até que possamos sair do túnel. Algumas economias mundiais começam a voltar as suas atividades “normais”, mas não é por isso que o mercado financeiro deveria voltar ao mesmo patamar do pré crise. Principalmente porque parte do valor das ações foi transferido para os detentores das dívidas e parte em virtude das incertezas do retorno da economia.
Quando vemos nos noticiários que os investidores voltaram a investir na bolsa de valores, que a bolsa vem subindo por vários dias consecutivos, que todo mundo está comentando sobre a performance da Bolsa e no final, sem termos fundamentos sólidos para justificar tudo isso, é o momento de ter cautela!
Você pode estar pensando que é fácil, falar agora depois do ocorrido nos último dois dias úteis. Mas citei enviei o mesmo conteúdo que estou compartilhando hoje, a todos os meus clientes na última terça, dia 09 de junho de 2020.
Investimentos em ações devem ser pensados para o longo prazo, fazer “trade” em um mercado positivo, na grande maioria das vezes, haverá lucro. Mas o investidor pode deixar parte do ganho para trás e quando o mercado corrigir, todo lucro pode ir embora.
Para os investidores que querem fazer “trade” indicaria prudência, estudo, conhecimento de mercado, tempo e dinheiro. Já para os investidores de longo prazo, fiquem tranquilos e usem o tempo a seu favor.
Guilherme Viveiros – Sócio e Head de Renda Fixa na WFlow Investimentos, [email protected]