Cabos retirados de postes da Via Costeira em Natal — Foto: Neoernergia Cosern/Divulgação
Cabos retirados de postes da Via Costeira em Natal — Foto: Neoernergia Cosern/Divulgação

Um dos principais corredores turísticos do Rio Grande do Norte, a Via Costeira, em Natal, teve 249 kg de cabos e equipamentos de telecomunicações irregulares retirados ao longo da semana passada.

Segundo a companhia de energia do estado, a Neoenergia Cosern, a ação aconteceu no início do Plano Verão 2024/2025 com, a Operação Ordenamento.

“Reforçamos a Operação Ordenamento no intuito de promover mais segurança à população e aos turistas, além de minimizarmos os riscos de acidentes com a rede em virtude do desnivelamento dos cabos e equipamentos instalados à revelia nos postes da nossa rede elétrica. Sem o nosso aval, esses itens podem causar sobrepeso nos postes e incliná-los, por exemplo”, afirma Igor Mateus de Araújo, gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Cosern.

De acordo com ele, as equipes estão em campo mapeando os riscos e acionando as empresas de telecomunicações para realizarem as correções.

“Em último caso, procedemos com a retirada dos equipamentos. Nosso objetivo é reforçar a segurança e reduzir a poluição visual”, diz.

Segundo a companhia, o Plano Verão contempla um planejamento que começa seis meses antes do início da fase de operação. Essa última etapa começa entre os meses de setembro e outubro e se estende até março.

A companhia anunciou que vai investir R$ 33 milhões em 48 municípios com potencial de grandes eventos. Foram mapeadas 107 áreas de veraneio ao longo dos mais de 400 quilômetros de litoral; 20 áreas com potencial de grandes eventos para o réveillon e 94 áreas com festividades carnavalescas do litoral ao sertão.

Entre os serviços, há previsão de manutenção de 2.170 quilômetros de redes de distribuição de energia e aumento da carga de energia no litoral, interior e demais destinos turísticos, como cidades serranas.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *