/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/y/AMUnXQR7GdB3cxtKTxMA/538.jpg)
A Disney cortou 200 cargos na “ABC News” e na Disney Entertainment, incluindo o encerramento das atividades do “FiveThirtyEight”, site conhecido por suas precisas pesquisas eleitorais e de popularidade do governo dos Estados Unidos.
A informação foi divulgada pelo jornal norte-americano “The Wall Street Journal”. A decisão vem em meio à queda de audiência nas redes de televisão nos Estados Unidos.
O “FiveThirtyEight”, que se tornou popular nos EUA há quase duas décadas por conta de sua precisão nas estatísticas eleitorais, começou como um blog criado por Nate Silver, um estatístico norte-americano, em 2008.
No comando do blog de forma independente, Silver acertou os resultados da eleição daquele ano, que terminou com a vitória de Barack Obama.
Pouco depois, em 2010, o blog foi para o “The New York Times”, onde permaneceu até 2013. Naquele ano, Silver levou o projeto para a rede “ESPN” e adentrou o universo da Disney como empresa controladora.
Em 2018, ainda sob a Disney, o “FiveThirtyEight” migrou de unidade de negócios, indo para a “ABC News”.
Silver ainda permaneceu no comando do site até 2023, quando parte da equipe foi demitida. Naquela época, o “FiveThirtyEight” tinha cerca de 35 funcionários.
Em seu blog autoral, o Silver Bulletin, o estatístico escreveu um texto sobre o encerramento do FiveThirtyEight na última quarta-feira (5). Silver disse que:
A Disney foi “generosa ao manter o site por tanto tempo”, mas pontua que, embora a equipe editorial do projeto fosse “incrivelmente talentosa”, o site nunca teve “pessoas de estratégia suficientes para ajudar o negócio a crescer e se sustentar.”
Além do “FiveThirtyEight”, outras equipes também serão atingidas pelo corte, segundo a mídia internacional.
Alguns programas, como “20/20” e “Nightline”, serão fundidos em uma única equipe. Além disso, a Disney vai integrar as áreas de conteúdo digital e redes sociais com as equipes de jornalismo e produção.
O “Good Morning America”, um dos principais programas da “ABC News”, também passará por mudanças. Todas as três horas do programa ficarão sob um único comando, enquanto hoje a terceira hora tem uma equipe de produção separada.
As grandes empresas de mídia estão ajustando suas estratégias, já que cada vez mais pessoas estão trocando a TV a cabo pelo streaming.
A “ABC News” ainda não comentou o assunto.
Apesar dessas mudanças, a Disney teve um bom resultado financeiro: o lucro ajustado por ação cresceu 44%, chegando a US$ 1,76 no último trimestre de 2023.
Fonte: G1