Flamengo e Cruzeiro começam a decidir, nesta quinta-feira (7/9), às 21h45, no Maracanã, o campeão da Copa do Brasil de 2017. Cariocas e mineiros somam sete títulos da competição. Além dos clubes, 12 jogadores que devem começar a partida são considerados “copeiros”, ou seja, levantaram pelo menos um troféu de copa na carreira.
O Cruzeiro tem cinco jogadores campeões de torneios nesse formato. Quatro deles exibem no currículo título da Copa do Brasil, casos de Fábio, Diogo Barbosa, Robinho e Thiago Neves. O goleiro foi o único a vencer pelo time de Belo Horizonte, em 2000. Era reserva de André.
O quinto atleta com conquistas “copeiras” no currículo é Rafael Sóbis, bicampeão da Libertadores da América pelo Internacional, em 2006 e 2010. Artilheiro do torneio com cinco gols ao lado de Leonardo (Goiás) e de Lucas Barrios (Grêmio), o atacante busca o título inédito da Copa do Brasil. Hoje, ele pode começar o confronto no banco de reservas.
Do lado rubro-negro, sete titulares da partida de logo mais são campeões de copas. Juan é o jogador com mais taças neste formato. Pelo Flamengo, o experiente zagueiro ergueu a Copa Ouro Sul-Americana de 1996, a Copa Mercosul de 1999 e a Copa dos Campeões em 2001. Na Roma, levou a Copa Itália na temporada de 2007/2008. Pela Seleção Brasileira, colecionou duas Copas América (2004 e 2007) e duas Copas das Confederações (2005 e 2009). Entretanto, jamais faturou a Copa do Brasil.
Réver é o único titular, tanto do Flamengo quanto do Cruzeiro, com duas taças de Copa do Brasil na carreira. O zagueiro foi campeão em 2005, pelo Paulista-SP, e em 2014, com a camisa do Atlético-MG. Renê, Cuéllar, Willian Arão, Diego e Berrío são os outros “copeiros” rubro-negros escalados pelo técnico colombiano Reinaldo Rueda para a primeira partida da decisão. Caso opte por Pará no lugar de Rodinei, o lateral direito também entrará na lista vencedora.