Florianópolis amanheceu com ruas alagadas, casas inundadas, aulas canceladas e rodovias com trechos interditados nesta segunda-feira (29). Os estragos ocorrem após a chuva histórica registrada na capital de Santa Catarina na terça (28) e que seguirá ao longo do dia. A prefeitura decretou situação de emergência.
O acumulado de água que caiu na segunda cidade mais populosa do estado ultrapassou a média histórica prevista para novembro. De acordo com a Defesa Civil estadual, foram 185 milímetros em apenas em um período de pouco mais de 24 horas.
As aulas do Campus de Florianópolis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram canceladas na manhã desta quarta. A administração central fará uma avaliação sobre a manutenção ou não da suspensão, que pode se estender aos períodos vespertino e noturno.
A SC-405 foi interditada após a água invadir a pista no bairro Rio Tavares, na região Sul da cidade. A orientação da Defesa Civil é para que os motoristas usem a SC-401, que também está com água na pista, mas o trânsito segue.
Os bairros Rio Tavares, Campeche, Rio Vermelho, Santa Mônica e Córrego Grande foram os mais afetados por conta do volume alto de chuva.
Na noite de terça, ruas viraram “rios” em Florianópolis por causa da chuva. As regiões mais atingidas foram do Sul da Ilha e Itacorubi (assista abaixo).
Estragos no estado
Na terça, a chuva já havia causado diversos estragos em Santa Catarina. A regiões mais afetadas foram a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Em Balneário Camboriú, uma casa foi atingida por um deslizamento de terra. Duas pessoas e um animal precisara ser resgatado às pressas.
Fonte: G1RN