FOLHAS SECAS –

Ontem resolvi entrar no mar depois de um longo período afastado,sem meu lazer predileto, culpa do ser inumano que derramou petróleo no mar, poluindo tudo e mais que houvesse, para tristeza minha e de muitos

O mar de Camurupim está com uma temperatura amornada,principalmente na Enseada,meu lugar predileto. Mergulho em algumas ondas,benfazejas por natureza e depois fico relaxando, fazendo exercícios respiratórios, me desligando do mundo e entrando em compasso da natureza. Nesse momento duas folhas da árvore do mangue sapateiro, como é conhecido chegam até mim, uma folha aberta, normal e outra fechada em si mesmo.

Pergunto a folha normal o porquê da outra está assim e obtenho como resposta,depressão: desde que o petróleo invadiu o mar, ela ficou assim, fechada em si mesma e não consigo demovela, apesar de tentar, até entendo sua depressão, mas, dói muito vê-la morrendo assim, nessa tristeza infinita.

E continuou a folha,fui desprendida da minha árvore lá no mangue antes da hora,eu e minha companheira,carrego a incumbência de falar para o ser humano o quanto ele está nos destruindo e ao mesmo tempo se auto destruindo pois além de criadouro da vida marinha,somos também barreira natural contra pandemias que atingem o ser humano. Servimos de nascedouro,berçário e criadouro para inúmeras espécies da fauna e flora marinha e sem nós, os manguezais, a espécie humana não sobrevive, pois se a vida marinha acabar o bicho homem também desaparecerá da face da terra.

Portanto,por amor a vida e ao planeta Terra, transmita esse recado a todos, governantes e governados: atentem que natureza é tudo que envolve vida, seja animal ou vegetal, nossa flora e fauna.

Nesse momento,saí do estado de relaxamento a que fui levado,através da respiração e voltei ao normal. Olhei ao redor e vi as duas folhas boiando ao meu lado, como a se despedir de mim e implorando que desse esse recado, tarefa que faço agora, na certeza que a natureza é Deus e portanto devemos preservar. Oxalá consigamos…

 

 

José Alberto Maciel Oliveira – Representante comercial aposentado
As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *