Rescuers work following an earthquake that hit Amatrice, central Italy, August 24, 2016. REUTERS/Emiliano Grillotti   FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVES.

Um forte terremoto de magnitude 6,6 atingiu a região central da Itália neste domingo (30), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), causando o colapo de mais construções e igrejas históricas em pequenas cidades e vilarejos sacodidos por tremores nos últimos dias e meses.

O sismo derrubou construções em diversos lugares na região central do país, afirmou a Proteção Civil italiana, e foi sentido em cidades maiores como Roma e Florença. Não há informação de mortos e feridos até o momento, mas o dano é “substancial”, segundo a agência de notícias Reuters.

O tremor ocorreu às 7h40 do horário local (4h40 do horário de Brasília) e provocou medo entre a população das regiões de Umbria, segundo a agência de notícias EFE. Uma transmissão ao vivo mostrou o colapso de uma igreja no centro de Norcia, uma cidade de 4 mil habitantes perto de Perugia, de acordo com a Reuters.

Norcia já havia sido uma das cidades mais afetadas por outro forte terremoto, de magnitude 6,2, que atingiu a região em agosto e deixou centenas de mortos. Na ocasião, também foram fortemente atingidos os municípios de Amatrice, de 2 mil habitantes, e Accumoli, de 700.

O Serviço Geológico divulgou inicialmente que o sismo deste domingo havia sido de magnitude 7,1, mas revisou o número para baixo. O tremor ocorreu na região da Umrbia, a 68 km a sudeste da cidade de Perugia, a 6 km de Norcia e a 10 km de profundidade, segundo o USGS.

Entre os edifícios danificados em Norcia estão a histórica Basílica de São Benedito e a prefeitura. O tremor foi sentido de norte a sul da Itália, de Bolzano, próximo à fronteira do país com a Áustria, à região de Puglia, no extremo sul. Vários terremotos têm atingido a região central da Itália recentemente.

Há 4 dias, três tremores — de magnitudes 5,5, 6,0 e 4,9 — atingiram em cerca de 4 horas de intervalo a região e causaram desabamentos e danos. As localidades mais próximas ao epicentro dos terremotos foram Castelsantangelo sul Nera, Visso, Ussita e Preci.

Em 24 de agosto, um sismo de magnitude 6,2 ocorreu a 76 km de Perugia e deixou centenas de mortos. Os pequenos municípios de Amatrice, de 2 mil habitantes, Accumoli, de 700 habitantes, e Norcia, de 4 mil habitantes, sofreram os maiores danos.

*Com informações de Agências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *