O secretário de Saúde, Cipriano Maia, participou na manhã desta sexta-feira (8), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, do Fórum em Defesa da Saúde Púbica do RN, promovido pelo Ministério Público Estadual.

O debate foi dominado pelo atraso no rapasse dos recursos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para a Secretaria Municipal de Saúde, o fato que está motivando as cooperativas médicas que tendem ao SUS Natal a suspenderem seus serviços.

Na quinta-feira (7), Cipriano Maia convocou a imprensa para, em entrevista coletiva, falar da sua preocupação com a situação em que está chegando a saúde pública em Natal sem os repasses do Governo do Estado. A “não transferência daquilo que é constitucional, legal, daquilo pactuado no SUS”, vem comprometendo o orçamento municipal e dificultando e inviabilizando ações da Secretaria Municipal de Saúde disse ele.

No Fórum foram destacadas, ainda, as principais dificuldades enfrentadas pelo SUS no estado, já que a área econômica do Governo Estadual não faz os repasses necessários à Sesap. Por sua vez, a Secretaria estadual não consegue honrar os compromissos com a SMS e fornecedores. De acordo com Cipriano Maia a população ganhou consciência do direito à Saúde e tem cobrado mais dos gestores, o que tem exigido medidas mais efetivas por parte destes.

Ao final das discussões, os participantes do Fórum em Defesa da Saúde Pública do RN colocaram suas posições e orientações em documento, que será encaminhado ao Ministério Público Federal, ao Gabinete Civil do Governo Estado do Rio Grande do Norte, bem como à Assembleia Legislativa e à Câmara Municipal de Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *