FRANCISCO EM VIAGEM A PAÍSES MUÇULMANOS –
O Papa Francisco encontra-se na capital da Indonésia, Jacarta, dando início a uma viagem histórica à região da Ásia-Pacífico. Ele também viajará para Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura como parte de sua visita, que deverá se concentrar na harmonia inter-religiosa.
A viagem de 12 dias marcará o maior período em que o pontífice passou longe do Vaticano, apesar do fato de que o homem de 87 anos vem lutando contra problemas de saúde e usando uma cadeira de rodas nos últimos meses
A Ásia-Pacífico é um dos poucos lugares no mundo onde a Igreja Católica está crescendo em termos de fiéis batizados e vocações religiosas A visita do Papa é uma oportunidade para a Indonésia mostrar suas credenciais como um país moderado de maioria muçulmana.
Ressalta a preocupação da Igreja Católica com uma região que é rica em recursos naturais e minerais e cada vez mais vulnerável a conflitos geopolíticos. A Indonésia é um ponto focal na corrida global pelo controle de commodities essenciais, como o níquel, o metal mais importante usado para baterias de veículos elétricos. Isso fez com que partes do país se tornassem campos de batalha por influência e exploração.
A Indonésia também é extremamente vulnerável aos impactos das mudanças climáticas, que estão agravando problemas como desmatamento, elevação do nível do mar e eventos climáticos extremos. Espera-se que o Papa Francisco, um defensor vocal da administração ambiental, aborde tais questões urgentes. Essa será uma viagem emblemática, que mostrará as preocupações globais da Igreja Católica.
Ney Lopes – jornalista, advogado e ex-deputado federal