Ondas batem em píer enquanto o furacão Michael se aproxima de Panama City Beach, na Flórida, nesta quarta-feira (10)  — Foto: Jonathan Bachman/ Reuters

O furacão Michael subiu, nessa quarta-feira (10), para a categoria 4 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5) e se aproxima da Flórida, nos EUA, com potencial catastrófico, de acordo com o último boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês).

A costa desse estado no sul dos Estados Unidos se prepara para chuvas intensas, ventos fortes e ondas gigantes. Cerca de 500 mil pessoas receberam ordem ou alerta para deixar suas casas.

Na manhã desta quarta, ele subiu da categoria 3 para 4, a menos de 300 km da Flórida. Por volta 9h (10h no horário de Brasília), Michael estava a 115 km a oeste da Apalachicola (Flórida) com ventos máximos sustentáveis de 230 km/h.

Michael é considerado extremamente perigoso e pode provocar mortes, principalmente, se ele mantiver força quando tocar o solo em Panhandle e Big Bend, na Flórida, o que está previsto para acontecer nas próximas horas.

No seu último boletim, divulgado às 3h (horário de Brasília), o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês) informou que o olho do furacão estava a 275 km de Apalachicola e 290 km de Panama City, ambas na Flórida.

Os prognósticos do NHC também indicam que Michael seguirá se fortalecendo durante as próximas horas até tocar a terra na Flórida, mas ainda não está claro se conseguirá alcançar a categoria 5, reservada para furacões com ventos de 252 km/h ou mais.

Esta será a tempestade mais forte em termos de velocidade do vento a atingir o país neste ano, informou a CNN, citando o meteorologista Michael Guy.

Michael deve percorrer a Flórida entre esta quarta e quinta-feira (11), atravessará o sudeste dos EUA até voltar a sair para o Oceano Atlântico na sexta-feira (12).

O presidente Donald Trump falou nesta quarta sobre o furacão e anunciou que deve viajar para área atingida por Michael no domingo ou na segunda-feira.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *