FUTEBOL POTIGUAR, NINHO DE BONS LATERAIS –
Quem assistiu, acompanhou e viveu o futebol potiguar na final da década de 1950, e inicio dos anos de 1960, teve o privilégio de vê jogar admiráveis laterais esquerdos. Nomes, que fizeram história, defendendo grandes times da região sudeste do país, inclusive na Seleção Brasileira.
Voltando no tempo, vem a lembrança do potiguar Nonato, oriundo do futebol mossoroense, que se destacou no cenário nacional defendendo o time do Cruzeiro de Minas Gerais, chegando a seleção brasileira. Campeoníssimo!
Outro grande lateral esquerdo, foi, Nei Andrade, que defendeu o time do ABC FC, na o década de 1950; logo contratado para jogar na forte e imponderada equipe do Bahia, chegando a atuar na seleção baiana.
Outros, que muito bem se destacaram e não chegaram a jogar em outras regiões por motivos pessoais e ou profissionais: Mauro, Berilo, Anchieta.
No momento, um jovem da região do Seridó, brilha com seu belo e agressivo futebol: Ayrton Lucas, destaque na equipe do Flamengo Futebol e Regatas, convocado por Tite para compor o elenco da Seleção Brasileira.
Finalmente, o nosso nome maior, destaque mundial na Copa do Mundo de 1974, a “Bruxa”: Marinho Chagas, considerado o melhor lateral esquerdo no evento mundial na Alemanha.
Parabéns, ao futebol potiguar por ter servido e bem nutrido o futebol brasileiro de excelentes laterais esquerdos.
Berilo de Castro – Médico e Escritor