É um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir tudo que se admira para si próprio. É a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. É um desejo excessivo direcionado principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia as pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos. Muitas vezes é confundida com ambição. Isto é o que registra o Wikipedia.
Ultimamente, com a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, estamos presenciando escândalos de desvios de dinheiro público por nossos representantes no Congresso Nacional e outros organismos. Cabe perguntas e perplexidades. Por que esses políticos eleitos democraticamente pelo povo sofrido e carente de melhorias, fazem isso? Se locupletam a cada nova oportunidade, nos escaninhos do seus gabinetes ou em restaurantes finos, escondidos?
É de se perguntar quanto ganha legalmente um vereador, deputado, senador, etc., sem contar a verba de gabinete, que alguns dividem com seus assessores, ilegalmente, auxílio vestuário, auxílio moradia (mesmo tendo apartamento funcional) e outras benesses. Ganham muito bem e gozam de mordomias inerentes ao cargo. Mas ainda é pouco, segundo suas ganâncias insaciáveis. São uns usuários perniciosos.
É de se perguntar: precisa roubar? Expor a família, os amigos e quando presos, vão comer quentinha junto com marginais. Destituem-se das vestes finas, de grife, e perdem a idoneidade, o caráter e a própria vida. Nunca mais irá recuperar a credibilidade. Vale a pena? Essa gente é geralmente cínica, mentirosa, traidora e dissimulada.
A exposição na mídia não os envergonham, mesmo porque esse povo não tem vergonha, nem respeito a ninguém, só veem o próprio umbigo. Quando morrem não levam nada e tudo passa.
Mas podemos mudar esse quadro. Ano que vem tem eleições. Muitos envolvidos em falcatruas e corrupção serão candidatos. Preste atenção e não vote meles.
Jaécio Carlos – Apresentador do programa Café da Tarde no Youtube e TV Grande Natal