O gás natural pode reduzir os custos operacionais em edifícios em até 30% num cenário de alta na energia elétrica. As vantagens e utilidades do gás natural em edifícios comerciais e residenciais são visíveis. A utilização de chuveiros a gás natural com placas de energia solar, por exemplo, para aquecimento de água é uma boa alternativa de economia.
Os aparelhos a gás substituem os elétricos com economia significativa ao consumidor e evita a sobrecarga do sistema elétrico (chuveiros elétricos respondem por cerca de 26% do consumo de energia elétrica no horário de ponta) e evita sobrecarga e investimentos desnecessários na rede de geração, transmissão e distribuição.
Outros aspectos positivos que o gás natural possibilita é a própria valorização do terreno. Porque, sem a necessidade de armazenamento de botijões de GLP, o espaço pode ser utilizado para fins mais nobres como um parque infantil ou uma vaga a mais de garagem. Além disso, há mais segurança, por não haver necessidade de abastecimento, além da comodidade de ter um combustível que funciona 24 horas por dia, sem interrupção.