GESTÃO PÚBLICA NOS DIAS ATUAIS –

Ainda repercute positivamente a realização da última edição do Seminário Motores do Desenvolvimento. O evento, que tratou fundamentalmente de gestão pública, contou com o prestígio das presenças do Governador Ricardo Coutinho, do Estado da Paraíba, Jornalista William Waack e da Senadora Fátima Bezerra, Governadora eleita do Rio Grande do Norte.

Ricardo Coutinho, de início, demonstrou a boa experiência vivida na Paraíba depois de várias medidas adotadas no âmbito da responsabilidade fiscal. Aliás, o Governador não se limitou apenas ao ajuste fiscal. Foi além e estabeleceu outros eixos que chamou de responsabilidades econômica, social e democrática. Fez, no início, os ajustes necessários e, em consequência, conseguiu, ainda no primeiro mandato de Governador, colher a aprovação da população que o reconduziu ao cargo para um segundo período. Na apresentação que fez durante o evento deixou bem claro a aposta no planejamento e no diálogo. Prova, neste sentido, a realização do Orçamento Democrático, quando disseminou a informação e ouviu a sociedade paraibana através de encontros regionais.

A experiência da Paraíba não significa que é a ideal para o Rio Grande do Norte, considerando características e problemas próprios em cada Estado. Mas, significa que é possível sairmos de um nível de complexa crise e alcançarmos um patamar mais razoável que equilibre as contas públicas, melhore os serviços oferecidos à população e atraia novos investimentos, tanto em obras de infraestrutura, quanto na vitalidade da iniciativa privada em projetos diversos de desenvolvimento econômico.

Também foi muito bom ouvir o Jornalista William Waak. A reflexão mais profunda, talvez por ele feita, foi no sentido de nos instigar a responder: como financiar o Estado do bem-estar social que criamos com a Constituição de 1988? E também como moderar as relações entre a sociedade e as corporações funcionais que ocupam significativo esforço do Orçamento Público em relação a salários e benefícios? A conta existe e o País percebe que não consegue mais pagar as obrigações contraídas.

Em relação a Senadora Fátima Bezerra, eleita Governadora do Rio Grande do Norte, a apresentação foi marcada pela exposição de alguns princípios que marcarão o novo Governo. Dentre os quais, em relação ao funcionalismo, o pagamento regular dos salários, fato que anima a categoria e a economia potiguar! Aliás, um dos destaques no discurso da Governadora eleita que muito animou os presentes é a disposição para o diálogo e a certeza de que precisa do apoio dos outros Poderes e da sociedade para enfrentar as muitas dificuldades que estão presentes na gestão pública do Rio Grande do Norte.

O evento, enfim, foi um sucesso. Precisamos discutir mais Gestão Pública e, a cada Seminário, percebemos o quanto a sociedade se interessa pelo assunto e o quanto é importante nossa atenção ao tema, em especial, diante de tão sérios desafios nos dias atuais.

Publicado na Tribuna do Norte (24.11.2018)

 

 

Amaro Sales de Araújo, Presidente da FIERN e COMPEM/CNI

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *