hepatite-virais

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, lembrado mundialmente em 28 de julho a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irá promover uma campanha sobre fatores de risco e diagnóstico para a população de Natal e do RN, através do Hospital Giselda Trigueiro (HGT). Nesse dia o laboratório da unidade estará à disposição para realizar testes rápidos para hepatites B e C durante todo o dia e os servidores do Grupo Condutor das Hepatites Virais do HGT e estudantes de medicina farão panfletagem e divulgação aos passantes do hospital, alertando sobre as formas de prevenção.

O Julho Amarelo contou com ações desde o início do mês, com orientação e prevenção contra as hepatites virais. No projeto Vila Cidadã, realizado pelo Governo do RN em Parnamirim, a secretaria abriu oficialmente a programação alusiva ao Julho Amarelo e realizou cerca de 300 testes rápidos para detecção de HIV e hepatites – com entrega dos resultados em 30 minutos. Através do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais os municípios do Rio Grande do Norte já receberam material educativo e preservativos, para também intensificarem suas ações de prevenção durante este mês.

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *