A oitava edição do Festival Goiamum Audiovisual confirma sua programação oficial para o período de 2 a 6 de junho, na Pinacoteca Potiguar. Em meio a variada seleção de curtas, com mostras competitivas Nacional e Potiguar de curtas-metragens, exibição de filmes infantis, seminários, palestras e bate-papos com realizadores, o festival fará uma homenagem ao um dos grandes diretores brasileiros do chamado cinema marginal, o catarinense Rogério Sganzerla ((1946-2004) a partir da exibição de um de seus filmes mais emblemáticos, “Copacabana Mon Amour”, e ainda um curta realizado pela musa e ex-mulher, a atriz e diretora Helena Ignez. Na abertura oficial do festival, dia 2, às 20h, serão exibidos na sequência “Ossos” e “Copacabana”.
Cinema europeu
Com a mudança de data do festival, na próxima semana, de 20 a 23 de maio, haverá uma programação especial batizada de Drops Goiamum, espécie de aquecimento com o Festival de Cinema Europeu. O evento exibirá 11 longas europeus em parceria com a Associação dos Institutos Culturais e Oficiais e Embaixadas dos Países da União Europeia.
O Goiamum Audiovisual é realizado pela ZooN e Cine Clube Natal com patrocínio da Prefeitura de Natal, através do edital Cine Natal, da Fundação Capitania das Artes – Funcarte.
A programação Curta Goiamum – Mostra de Curtas-Metragens de Natal, que é um dos destaques do evento, será realizada nos dias 3 a 5 de junho. Dos 447 trabalhos inscritos, foram selecionados nove títulos para a Mostra Nacional (de oito estados brasileiros), e 12 curtas do Rio Grande do Norte, para a Mostra Potiguar. Foram escolhidos curtas produzidos por representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba, Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. A coordenação de curadoria das mostras ficou a cargo de William Hinestrosa e Wendell Marcel e a coordenação de seleção é de Maryland Brito e Pedro Fiuza.