O Google publicou uma lista contendo os aparelhos celulares Android que estão em dia com as atualizações de segurança fornecidas pela empresa. Embora o Google seja responsável por criar essas atualizações, cabe a cada fabricante adequar o pacote e repassá-lo aos seus clientes. A lista, elaborada na segunda-feira (29), tem 42 aparelhos.

A lista traz apenas aparelhos cuja maioria dos usuários possui o Android com uma atualização dos últimos 60 dias. Segundo o Google, há mais de 100 modelos com as atualizações dos últimos 90 dias, o que significa que, embora vários modelos estejam recebendo atualizações, muitos estão com mais de dois meses de atraso, seja por falta de distribuição ou por que os usuários não instalaram a atualização oferecida.

Desde a revelação da falha grave que ficou conhecida como “Stagefright”, em 2015, o Google cria pacotes mensais de atualizações para o Android. A prática é a mesma adotada por fabricantes de software como Adobe e Microsoft, que também concentram o lançamento de suas atualizações em um dia específico do mês.

O objetivo do Google com a medida é manter um cronograma para que os fabricantes possam se organizar e distribuir as atualizações mais rapidamente para os usuários. Muitos fabricantes deixavam aparelhos sem nenhuma atualização para o Android, o que colocava os usuários em risco. Com a tabela, o Google pretende mostrar o êxito da iniciativa.

A distribuição rápida de atualizações é importante para garantir que brechas graves não causam epidemias ou ataques em larga escala. O vírus WannaCry, que atacou o Windows, foi distribuído menos de dois meses da data do lançamento da atualização. Se algum caso semelhante ocorre contra usuários de Android, apenas os modelos na lista do Google estariam protegidos.

Por esse motivo, qualquer atualização de sistema recebida, seja no Android, no Windows, no macOS ou no Linux, deve ser sempre aplicada o quanto antes.

*Fonte G1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *